Departamentos

Oferta de

Como Escrever Artigos Científicos, Dissertações e Teses

Mais ofertas de Generico

por

Sob Consulta

* Confira sempre o valor atualizado antes de efetuar a compra.

Mais informações da Oferta

Como Escrever Artigos Científicos, Dissertações e Teses

Como Escrever Artigos Científicos, Dissertações e Teses (5ª edição)

Este livro destina-se a estudantes que desejam elaborar artigos científicos (acadêmicos), dissertações ou teses, oferecendo-lhes orientações de como desincumbir-se dessas tarefas com sucesso. O livro apresenta elementos importantes para a redação dos três tipos de trabalhos acadêmicos citados, destacando características desejáveis que esses tipos de texto devem apresentar (concisão, precisão, não ambiguidade, clareza, objetividade, imparcialidade, coerência, obediência à norma culta da língua, dentre outras). A obra mostra como estruturar o texto científico (em capítulos e seções) e descreve os padrões a que está sujeito.

O conteúdo do livro é descrito em seguida, capítulo a capítulo. O Capítulo 1 contém introdução ao assunto. No Capítulo 2 são definidos os limites da Ciência; o conhecimento científico é caracterizado. O Capítulo 3 traz uma definição de projeto de pesquisa. Normalmente, no âmbito de tais projetos é que esforços de investigação científica são realizados e que redundam na escrita de TCCs, de artigos científicos e, mesmo, de dissertações ou de teses. No Capítulo 4 são apresentados aspectos técnicos da redação científica, com ênfase para as características peculiares desse tipo de texto, como para sua estruturação em capítulos ou seções; esse Capítulo é finalizado com a caracterização de plágio. No Capítulo 5 são apresentadas as estruturas de um artigo científico e de uma tese, que podem ser tomadas como referência pelo leitor para o seu texto específico, em termos de abrangência, organização, concatenação de conteúdo, completude. O capítulo inicia com a identificação de características de artigos, dissertações e teses com boa organização das partes componentes. O Capítulo 6 mostra como fazer citação a uma obra consultada para evitar incorrer em plágio. O Capítulo 7 apresenta as formas de prover informações sobre os diferentes tipos de obras citadas no texto. Se o Capítulo 4 descreve uma visão macroscópica do texto científico, o Capítulo 8 procura contemplar aspectos microscópicos, com a apresentação de uma lista (parcial) de erros frequentes, verificados pelo autor na função de orientador de estudantes de graduação e pós-graduação. O Capítulo 9 focaliza os aspectos metodológicos do texto científico, dando conta de como a investigação foi realizada; esse Capítulo inclui técnicas de levantamento de dados, tipos de pesquisa de acordo com o procedimento técnico, níveis de profundidade da pesquisa e abordagens quantitativa, qualitativa, qualiquantitativa e sistêmica. Seguem-se as considerações finais do livro.

No fim de cada capítulo, o leitor encontra textos curtos com assuntos de interesse do pesquisador, extraídos de meus livros de crônicas; ao todo, 55 textos constam desta obra.

Particularmente sobre esta 5ª edição: revi o texto completamente mais uma vez, limando lapsos e erros, lustrando e polindo aqui e ali. Ampliei um pouco mais o Capítulo 8 (“Erros frequentes de escrita”); incluí os grupos focais nas técnicas de levantamento de dados (Seção 9.1) e, na Seção 9.4, as abordagens qualiquantitativa e sistêmica.

Valho-me ainda nesta 5ª edição de epígrafes – em todos os capítulos – para oferecer um elemento adicional de reflexão para o leitor.

Número de páginas da 5ª edição: 297.

Mais sobre este produto

Como Escrever Artigos Científicos, Dissertações e Teses

Sob Consulta

* Confira sempre o valor atualizado antes de efetuar a compra.