SHOPPING | Tecnocracia

Departamentos

Oferta de

Como Escrever Artigos Científicos, Dissertações e Teses

Mais ofertas de Generico

por

Sob Consulta

* Confira sempre o valor atualizado antes de efetuar a compra.

Mais informações da Oferta

Como Escrever Artigos Científicos, Dissertações e Teses

Como Escrever Artigos Científicos, Dissertações e Teses (3ª edição)

Este livro destina-se a estudantes que desejam elaborar artigos científicos (acadêmicos), dissertações ou teses, oferecendo-lhes orientações de como desincumbir-se desta tarefa com sucesso. O livro apresenta elementos importantes para a redação dos três tipos de trabalhos acadêmicos citados, destacando características desejáveis que estes tipos de texto devem apresentar (concisão, precisão, não ambiguidade, clareza, objetividade, imparcialidade, coerência, obediência à norma culta da língua, dentre outras). A obra mostra como estruturar o texto científico (em capítulos e seções), e descreve os padrões a que está sujeito.

Que traz esta terceira edição de novidade em relação à anterior (segunda edição, de 2019)? Revisei mais uma vez o texto do livro completamente, refinando a escrita aqui e ali. No fim de cada capítulo, incluí mais textos extraídos de meus livros de crônicas (ao todo 42 textos curtos constam da obra). São abordados assuntos ou casos relevantes, relacionados ao trabalho do pesquisador, do professor, do estudante de pós-graduação, para reflexão. É possível aprender com os relatos. Confira!

O conteúdo do livro é descrito em seguida, capítulo a capítulo. O Capítulo 1 contém introdução ao assunto. No Capítulo 2, são definidos os limites da ciência; o conhecimento científico é caracterizado. O Capítulo 3 traz uma definição de projeto de pesquisa. Normalmente, no âmbito de tais projetos é que esforços de investigação científica são realizados e que redundam na escrita de TCCs, de artigos científicos e, mesmo, de dissertações ou teses. No Capítulo 4 são apresentados aspectos técnicos da redação científica, com ênfase para as características peculiares deste tipo de texto, como para sua estruturação em capítulos ou seções; este Capítulo é finalizado com a caracterização de plágio. No Capítulo 5 são apresentadas as estruturas de um artigo científico e de uma tese, que podem ser tomadas como referência pelo leitor para o seu texto específico, em termos de abrangência, organização, concatenação de conteúdo, completude. O capítulo inicia com a identificação de características de artigos, dissertações e teses com boa organização das partes componentes. O Capítulo 6 mostra como fazer citação a uma obra consultada para evitar incorrer em plágio. O Capítulo 7 apresenta as formas de prover informações sobre os diferentes tipos de obras citadas no texto. Se o Capítulo 4 descreve uma visão macroscópica do texto científico, o Capítulo 8 procura contemplar aspectos microscópicos, com a apresentação de uma lista (parcial) de erros frequentes, verificados pelo autor na função de orientador de estudantes de graduação e pós-graduação. O Capítulo 9 focaliza os aspectos metodológicos do texto científico, dando conta de como a investigação foi realizada. Seguem-se as considerações finais do livro.

Número de páginas da 3ª edição: 232 páginas.

Mais sobre este produto

Como Escrever Artigos Científicos, Dissertações e Teses

Sob Consulta

* Confira sempre o valor atualizado antes de efetuar a compra.