Oferta de
Os Analectos
Mais ofertas de Generico
por
R$ 4,00
* Confira sempre o valor atualizado antes de efetuar a compra.
Mais informações da Oferta
Os Analectos
Os Analectos significam "discussão sobre o significado das palavras", e reúne palestras de Confúcio para seus discípulos, e também discussões entre eles. Nesta obra, os 20 capítulos (livros) são agrupados por temas, mas sem uma ordem especial. Parecem até aleatórios, com tópicos em seções correlatas que não têm relação entre si. A forma como foram compilados os ensinamentos de Confúcio deixa claro que o livro não foi escrito por um único autor, mas é o trabalho de vários discípulos, possivelmente, anos após a morte do mestre.Os Analectos trazem os princípios de Confúcio sobre decência, retidão, lealdade e piedade filial e virtude. Os escritos trazem também uma características de didática que deve ter sido mesmo do mestre Confúcio de não responder diretamente as perguntas, mas sim deixar outra pergunta no lugar. Às vezes, ainda, ao invés de dizer de forma propositiva, diz o que não deve ser feito, de forma reativa. Este recurso, para alguns estudiosos, seria característico do espírito chinês antigo.
Tais ensinamentos há mais de dois mil anos fazem parte dos estudos nas escolas chinesas, pois se considerava que nenhum homem poderia atingir um bom nível moral e de inteligência sem conhecer os ensinamentos de Confúcio. O conhecimento desse trabalho também se tornou essencial para passar nos exames imperiais que todo oficial da corte tinha que fazer para se tornar um mandarim.
A tradução do mandarim para o inglês foi feita por Jamos Ledde entre 1861 e 1872. É desta tradução que traduzimos agora para o português.