Departamentos

Oferta de

A poética vermelha e branca do Boi-Bumbá Garantido

Mais ofertas de Generico

por

Sob Consulta

* Confira sempre o valor atualizado antes de efetuar a compra.

Mais informações da Oferta

A poética vermelha e branca do Boi-Bumbá Garantido

O livro A poética vermelha e branca do Boi-Bumbá Garantido, aborda memoráveis aspectos histórico/poético de um bem cultural que se originou em Parintins, na Baixa do São José, através de Lindolfo Monteverde.
Em suas páginas Basílio Tenório, pesquisador, historiador, romancista, poeta e escritor evidencia narrativas que perpassam a temporalidade entre a origem do referido Bumbá e a contemporaneidade.
Uma tessitura de grande maestria onde o autor consegue transmitir os fatos embrenhados de emoção, numa leveza de texto que nos desperta a vontade de percorrer a sua narrativa, demonstrando sensibilidade estética e aprofundado conhecimento sobre o fenômeno boi-bumbá.
Sua narrativa contempla-nos com uma exemplar estrutura na qual se destaca a facilidade de interação com o leitor abordando a história do fenômeno boi-bumbá a partir do teatro jesuítico, centrada no épico ibero/amazônida indexado às narrativas referentes ao Boi-bumbá Garantido envolvendo a sua fundação, a iniciação folclórica do seu fundador e demais episódios marcantes ocorridos nesse contexto.
Deparamo-nos com uma articulação complexa do processo de criação do Bumbá em questão onde descreve os lugares e as pessoas que participaram na formação dessa poética, a origem do seu fundador e o contexto físico e familiar em que se inseria.
O autor carrega uma experiência de diálogo com a Amazônia e na história do “Touro Branco dos Poetas”, como ele se refere ao Garantido, constrói e organiza os fatos quase como um testemunho. Uma organização que afasta de nós, os leitores, visões generalistas acerca do fenômeno Boi-Bumbá e nos aporta preciosos elementos de memória do Boi-bumbá Garantido, de modo inédito, constituindo-se num precioso livro seja para os que lidam diretamente com o fenômeno boi-bumbá seja para os que apenas buscam conhecimento sobre ele.
Somando os elementos contidos nesta obra à sua obra anterior “A cultura do boi-bumbá em Parintins” há de afirmar, com segurança, que Basílio Tenório demarca um percurso de referência no estudo do folclore na história da cultura brasileira na Amazônia, com ênfase em Parintins.
Aires Fernandes
Dr. Urbanismo – ULHT, Lisboa, Portugal.

Mais sobre este produto

A poética vermelha e branca do Boi-Bumbá Garantido

Sob Consulta

* Confira sempre o valor atualizado antes de efetuar a compra.