Oferta de
Livro - Pobre Nação
Mais ofertas de Robert Fisk
por
R$ 79,90
* Confira sempre o valor atualizado antes de efetuar a compra.
Mais informações da Oferta
POBRE NAÇÃO é uma abordagem épica do conflito no LÃbano escrito por Robert Fisk, um dos mais proeminentes jornalistas britânicos. O livro combina reportagem de guerra e análise polÃtica de uma maneira sem precedentes. Fisk, que tem mais prêmios jornalÃsticos do que qualquer outro correspondente internacional, foi testemunha da carnificina de Beirute por mais de duas décadas.
?Creio que estava no LÃbano porque acreditava, de uma maneira um tanto indefinida, estar testemunhando a história - que veria com meus próprios olhos uma pequena parte dos eventos épicos que delinearam o Oriente Médio desde a Segunda Guerra Mundial. No melhor dos cenários, jornalistas instalam-se à margem da história da mesma maneira que vulcanologistas escalam uma cratera fumegante, tentando olhar seu interior em meio a fumaça e cinzas, esticando os pescoços sobre beirada que ameaça cair. Os governos procuram assegurar que tudo continue como está. Suspeito de que seja isto de que trata o jornalismo - ou pelo menos aquilo que deveria ser: assistir à história e testemunhá-la e, então, apesar dos perigos e das restrições e de nossas imperfeições humanas, registrar tudo da maneira mais honesta possÃvel.?, diz o autor sobre o seu ofÃcio.
POBRE NAÇÃO se concentra na invasão israelense do começo da década de 1980 e suas terrÃveis conseqüências, incluindo o massacre de milhares de palestinos. Proibida no LÃbano, a primeira edição do livro foi lançada quando o amigo de Fisk, o jornalista Terry Anderson, ainda era mantido preso pelo Jihad - ele só foi libertado em 1991, com outros reféns ocidentais -, o que acrescentou ao livro de Fisk relatos pessoais a respeito do conflito no Oriente Médio.
No livro, Robert Fisk descreve a ferocidade da guerra civil libanesa, as subseqüentes invasões israelenses, a maneira pela qual as milÃcias libanesas não poupavam ninguém; oficiais da Marinha norte-americana, encurralados no horror do LÃbano, se depararam com um fim terrÃvel; e os israelenses, que, com a invasão de 1982, provocaram eles mesmos crimes de guerra hediondos.