Oferta de
Livro - Violencia E Democracia
Mais ofertas de Angelina Peralva
por
R$ 29,90
* Confira sempre o valor atualizado antes de efetuar a compra.
Mais informações da Oferta
" No Brasil, o retorno à democracia ocorreu pari passu" com uma intensificação sem precedentes da criminalidade. O número de delitos aumentou nos anos 70. Mas o crescimento das taxas de homicÃdio tornou-se Particularmente visÃvel no momento da abertura polÃtica, nos anos 80, quando atingiu patamares até então desconhecidos. Em um único ano, entre 1979 e 1980, o número de crimes de sangue cometidos no conjunto do território nacional elevou-se em 25%.
O crescimento da criminalidade é inseparável da desorganização que afetou as instituições responsáveis pela ordem pública, no curso de uma transição democrática longa e difÃcil. Exacerbou-se a violência policial contra a população civil, e acentuou-se o comprometimento da polÃcia com o crime. A delinqüência foi estimulada pela ausência de polÃticas eficientes de manutenção da ordem. A segurança privatizou-se e os fenômenos de justiça ilegal ganharam importância.
Mas as transformações mais gerais da sociedade brasileira, sua mutação igualitária e a passagem a um individualismo de massa, também não podem ser deixadas de lado quando se tenta entender as lógicas de desenvolvimento da violência e do crime. A uma maior integração dos pobres urbanos ao universo moderno, corresponderam novos conflitos socioculturais que assumiram em certos casos formas violentas, embora não necessariamente criminosas.
A essas mudanças, somou-se a idéia, presente sobretudo entre os jovens, de que a vida passara a comportar uma dimensão de risco mais importante que no passado. Antecipar o risco tornou-se uma forma de reagir a ele."
Livro - Violencia E Democracia
R$ 29,90
* Confira sempre o valor atualizado antes de efetuar a compra.