Departamentos

Mais informações da Oferta

O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos é hoje uma das vozes mais atuantes na luta contra a globalização excludente. Para ele, nesta etiquetagem unilateral, imposta por uma globalização que faz o mundo girar segundo interesses financeiros, homens, territórios, eleições, culturas e até nações inteiras são empilhadas em gôndolas como artigos descartáveis. Na coleção Reinventar a Emancipação Social: Para novos manifestos, Boaventura de Sousa Santos reúne diversos estudos sobre como, em diferentes países, os grupos sociais menos favorecidos se organizam para resistir contra a exclusão social produzida por esta globalização neoliberal.
Composto por sete volumes e realizado em seis países: África do Sul, Brasil, Colômbia, Índia, Moçambique e Portugal , o projeto teve por objetivo analisar profundamente iniciativas e movimentos de resistência e de formulação de alternativas em vários domínios sociais. Entre 1999 e 2001, o sociólogo coordenou o projeto que envolveu 69 pesquisadores e analisou 60 iniciativas, movimentos ou organizações.
Este quarto volume da coleção, SEMEAR OUTRAS SOLUÇÕES: Os Caminhos da Biodiversidade e dos Conhecimentos Rivais, revela a existência de uma dimensão epistemológica crescentemente importante do conflito Norte/Sul. Trata-se dos confrontos entre conhecimentos rivais, sobretudo entre o conhecimento científico e conhecimentos não-científicos (leigos, populares, tradicionais, camponeses, indígenas), e do acesso cada vez mais desigual à informação, ao conhecimento científico-técnico como conseqüência da mercantilização global destes últimos.
O livro está dividido em três grandes partes. Na Parte I, intitulada ?Conhecimentos do Mundo e seus Conflitos?, são analisados alguns casos paradigmáticos de conflitos entre conhecimentos científicos e não-científicos, ao mesmo tempo que se aponta para a pluralidade interna (e conflituosa) do próprio conhecimento científico.
A Parte II, intitulada ?Diversidade Biológica e Cultural e as Lutas pela Propriedade do Saber?, é dedicada ao tema da biodiversidade e à questão dos direitos de propriedade intelectual por ela suscitados, questões que constituem um novo patamar de conflitos entre conhecimentos rivais.
A terceira área temática, ?Construção da Subalternidade: O tradicional e o moderno?, aborda o conflito entre os conhecimentos no campo específico e médicos. Como acontece com os demais livros da coleção Reinventar a Emancipação Social, este volume conclui com um comentário geral aos capítulos anteriores, neste caso, de autoria de Tewolde Berhan Gebre Egiziabher.
O tema da coleção é a globalização alternativa, que surgiu como uma reação à globalização neoliberal. Organizada da base para o topo das sociedades, sua mais forte manifestação foi a realização do Fórum Social Mundial ? em 2002 e 2003, em Porto Alegre e na Índia em 2004. De acordo com o sociólogo, a necessidade de reinventar a emancipação social depois da queda do Muro de Berlim é o grande desafio contemporâneo. O professor acredita que é possível reconstruir a idéia de emancipação social segundo a soma de experiências alternativas espalhadas pelo mundo. Mais especialmente pelo mundo ao sul do Equador, onde a inadequação entre a ordem dominante e as necessidades da população adquirem vertiginosa transparência.

Livro - Semear Outras Soluções: Os Caminhos da Biodiversidade e dos Conhecimentos Rivais

R$ 54,90

* Confira sempre o valor atualizado antes de efetuar a compra.