Departamentos

Mais informações da Oferta

Um verdadeiro marco para o estudo das sociedades pós-emancipação, em Além da Escravidão três importantes historiadores ? Frederick Cooper, Rebecca J. Scott e Thomas C. Holt ? exploram uma das áreas mais importantes da historiografia moderna: a transição da escravidão para a liberdade e o que essa mudança significou para os escravos, para os senhores e para as sociedades em que viviam.
Ao longo do século XIX, o mundo ocidental assistiu à superação da escravidão moderna. O Brasil foi o último país ocidental a abolir a escravidão negra, mas não foi o único a resistir o quanto pode ao seu fim. A situação foi semelhante em Cuba, por exemplo. Em toda a parte, como conseqüência, havia o desafio de reorganizar as sociedades após a emancipação escrava. Algo que se mostrou complexo e muitas vezes aparentemente inconcebível para as classes dominantes.
Os ensaios deste livro buscam explorar as várias dimensões do que está além da escravidão, fazendo isto em sentido cronológico, concentrando-se nos períodos depois que a escravidão e as formas concernentes de trabalho sob coação foram abolidas em diferentes partes do Caribe, dos Estados Unidos e da África. Investigam ainda a relação da escravidão e sua abolição com o capitalismo e o imperialismo, examinando as tensões entre estes e seu relacionamento histórico tantas vezes paradoxal.
Num momento em que o Brasil debate a necessidade de implantar políticas públicas destinadas a corrigir males históricos resultantes do racismo, Além da Escravidão torna-se leitura obrigatória. Convida-nos a refletir sobre os modos por meio dos quais diferentes sociedades, entre elas a brasileira, forjaram a exclusão econômica e social dos africanos e seus descendentes.
Quem viu essa Oferta, gostou dessas
Você também pode gostar