SHOPPING | Tecnocracia

Departamentos

Oferta de

"1, 2, 3, 4... 4,3,2,1" : Histórias escritas com palavras fedorentas

Mais ofertas de Generico

por

Sob Consulta

* Confira sempre o valor atualizado antes de efetuar a compra.

Mais informações da Oferta

"1, 2, 3, 4... 4,3,2,1" : Histórias escritas com palavras fedorentas

Apresentação
“1,2, 3 4... 4, 3, 2, 1...”
Ricardo França de Gusmão
7 de setembro de 2022

Qual é a gênese e o propósito deste livro? Por que 'diálogos' travados em linguagem de baixo calão com palavras chulas? Por que o nome “1,2, 3 4... 4, 3, 2, 1...” (Um livro polarizado)? A elite que faz parte da atual gestão do alto escalão da República explica o óbvio dessa caverna bélica, milico-evangélicosa. A princípio, esse livro não se trata de uma seleção contos de fadas, grito do Ipiranga, natureza de mãe hostil. Sequer se propões a ter condescendência literária. É muito ruim mesmo. Ruim e sem vergonha de ostentação. Porém, é um arquivo com gavetas repletas de histórias de deboche e de dor e pela dor. Porque o Poder, nesse caso, é uma espécie de 'parasita' que se alimenta de palavras, demarca seu território com elas ao passo que as histórias aqui descortinadas sucessivamente estupram a democracia.

'E as palavras mais 'agressivas' são proferidas em cínicos discursos diretos: dialógicas. No palanque, no púlpito, durante um almoço, ao microfone no plenário, nas alcovas. Às vezes, o músculo do discurso das palavras é maliciosamente performático. Nas entranhas de suas entrelinhas está a tentativa de sedução ou alienação. As palavras sustentam projetos políticos anêmicos de ideologia e de academias políticas sociais. Essas duas são o cimento necessário para colar nas narraticas, os vocábulos que costuram um discurso. Alguns chamam isso de política. Outros, de desinformação.

Mas para onde caminhamos, além das cachoeiras da literatura? Os Estados, os países-estados — sejam de direita, esquerda, centro, centro esquerda, direita, extrema direita ou anarquista — desaparecerão, no futuro, para dar lugar ao País-empresa. Nossas Certidões de Nascimento serão contratos de trabalho temporário sem licitação. Nossa Pátria será o Google, Facebook, YouTube, Instagram, robóticas construtoras multinacionais, bancos 5G, e esses nossos padrastos e madrastas, serão os tutores da iniciativa privada generalista das nossas cegueiras. Vivemos cada vez mais num Planeta em mutação gentílica e de valores genéticos sistêmicos éticos, com eixos etílicos dramáticos.

A palavra foi, é e sempre será o arcabouço, o alicerce desses tentáculos. As palavras movem as guerras, decretam a paz, agregam e desagregam, incluem e excluem, abraçam refugiados, os sem Pátrias. E as palavras gargarejam após aumentarem o preço do pão e do ovo. São estudadas para serem usadas no momento certo durante um debate político presidencial, por exemplo. O fato passou a ser ‘mais ou menos, aproximadamente’ fake. E ‘as veraddes’ alguma coisa próxima do “não é bem assim”. São elásticas. Relativadas. Interpretadas. Isso é ilusionismo. Contra-informação. Jogo de bastidores. Golpe. E, naquele dia, em Juiz de Fora, Minas Gerais, uma imagem em overdose realmente valeu mais do que um milhão de palavras. A imagem é palavra também.

As palavras formam uma 'patota' perigosa. Talvez, a arma mais letal já inventada pela Humanidade. É a palavra que aciona a manivela do ódio, da indiferença, do racismo, da homofobia, do xenofobismo, do preconceito social. Mas, ora, todos os livros, dirá você, usam a carne das palavras. Este livro não foge disso. Mas não fora escrito para atacar quem quer que seja, pois em seu sistema vascular viajam extra-oficiais dóceis ‘palavrões’, monstros de uma patogenia varonil. Um pouquinho da nossa história. Contudo, a estética e o formato escolhido para este livro satírico/humorístico de crônicas políticas sociais, utiliza, em sua primeira parte, a palavra em discurso direto: o 'diálogo'. Puro e simples, sem descrições ambientais narradas em terceira pessoa.

Mais sobre este produto

"1, 2, 3, 4... 4,3,2,1" : Histórias escritas com palavras fedorentas

Sob Consulta

* Confira sempre o valor atualizado antes de efetuar a compra.