SHOPPING | Tecnocracia

Departamentos

Oferta de

"Vai pra puta que o pariu, porra!": Histórias escritas com palavras fedorentas

Mais ofertas de Generico

por

R$ 10,00

* Confira sempre o valor atualizado antes de efetuar a compra.

Mais informações da Oferta

"Vai pra puta que o pariu, porra!": Histórias escritas com palavras fedorentas

Apresentação – Prefácio 1
A FORÇA DA INDIGNAÇÃO POÉTICA
Prof. Jorge Maroun*
.
Existem livros que se são únicos pela rara capacidade do autor observar os fatos do cotidiano da nossa política e ausência de cidadania, se indignar com o sofrimento de milhões e transferir isto, de forma poética, sensível, dissimulada e única para o papel, levando o leitor a uma viagem pela Língua Portuguesa e pelas ilustrações que vão satirizar a classe política, seus privilégios e equívocos, os desmandos que vivemos com a falta de respeito das empresas com as pessoas, numa reflexão sobre a nossa vida e a nossa pátria.
.
Ricardo França é uma craque, pois conhece o cotidiano de sofrimento dos mais humildes, o presenciou na sua carreira de repórter investigativo.
.
É um craque pois sofre na pele, como cada brasileiro dos grandes centros, as mazelas de um poder público omisso, dos grupos paralelos, como as milícias e o tráfico de drogas nos humilhando, e de empresas insensíveis coma vida das pessoas.
.
Entretanto, o que torna o Ricardo França ímpar é a capacidade de — neste contexto — levantar-se como uma voz de luta e, entre tantos projetos acadêmicos, ser capaz de transferir toda esta indignação numa linguagem poética, satírica, com personagens únicos que nos fazem refletir sobre como estamos vivendo.
.
O mais importante deste fantástico livro é perceber que seu autor, ausente na narrativa, é, na verdade, o grande artífice que sentiu na pele, como brasileiro, as dificuldades que os políticos geram todos os dias, ao nosso povo.
.
Ele mesmo sofre as angústias que todas as pessoas de bem neste país sofrem, mas tem a capacidade de analisar os fatos diários e nos mostrar como nossos políticos e a trupe que os rodeia são patéticos, preocupados com bens materiais e com um poder transitório que os tornam seres mesquinhos e vazios.
.
Eles são patéticos e, por isso, estão aqui em sátiras inteligentes que — como escrevi acima — nos farão refletir sobre nossa vida e nossa pátria. Este livro é uma joia rara no meio de tantos aproveitadores baratos, de tantas mentiras contadas como verdades, da falácia da ‘checagem dos fatos’, entre tantas outras reflexões.
.
Desejo a você, caro leitor, um belo passeio por estas páginas, claro, com uma dose de bom humor, sem o qual não dá para encarar as estórias aqui contadas. Elas são ímpares e incríveis. Boa leitura.
.
(*Coordenador de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá, Campus Nova Friburgo, escritor e pesquisador)
.
Jornalista, professor e poeta, Ricardo França de Gusmão, 54 anos, é detentor de vários prêmios literários. Conquistou três prêmios de reportagens sobre Direitos Humanos, dois internacionais, e um de dimensão nacional, quando professor orientador universitário. Trabalhou na imprensa escrita, TVs, assessorias de imprensa, internet e Academia. Publicou 27 livros de poesia, contos e crônicas.

Mais sobre este produto

"Vai pra puta que o pariu, porra!": Histórias escritas com palavras fedorentas

R$ 10,00

* Confira sempre o valor atualizado antes de efetuar a compra.