Departamentos

Oferta de

Livro - Patriotas: a Sombra e a Noite, Os

Mais ofertas de Max Gallo

por

R$ 34,90

* Confira sempre o valor atualizado antes de efetuar a compra.

Mais informações da Oferta

Nos quatro livros que compõem Os patriotas, o francês Max Gallo nos traz a receita que utilizou, com sucesso, para escrever as biografias de figuras como Napoleão, Robespierre e Garibaldi: valeu-se de temas históricos para criar uma obra literária.
Citando Victor Hugo, Gallo apresenta o seu trabalho como um "romance de História" que visa "retratar coisas verdadeiras por meio de personagens de invenção".
A ação da série, que mescla fato e ficção, ocorre durante os atribulados anos da Segunda Guerra Mundial ? época em que nasce e morre o caso de amor entre Bertrand e Geneviève.
A história começa a ser contada no livro A sombra e a noite, o primeiro volume da saga. Na Berlim de 1936, quando o nazismo ainda não parecia representar uma grande ameaça ao resto da Europa, o bem-conceituado jornalista francês Bertrand Renaud de Thorenc, que acabara de realizar entrevistas memoráveis com Benito Mussolini e Adolf Hitler, conhece a jovem etnóloga Geneviève Villars. Tudo o que resta de uma rápida conversa é uma apaixonada troca de olhares e uma fotografia com dedicatória.
Nos anos seguintes, os eventos relacionados à guerra irão uni-los e logo depois, separá-los várias vezes.
Em 1938, as relações da França com os países vizinhos governados por regimes fascistas (Alemanha, Itália e Espanha) já não são tão amistosas.
Quando o exército de Hitler avança em direção à Polônia, Bertrand percebe que um conflito armado seria inevitável. Decepcionado com seus conterrâneos, aparentemente prontos a aceitar servidão e a se tornar cúmplices de seus inimigos, o jornalista que tem o retrato de Geneviève guardado na carteira, decide vestir uma farda e ir à frente de batalha. Mesmo tendo certeza de que aquela guerra estava perdida desde o começo, ele precisava continuar lutando.
Sob poder alemão, o povo francês permanece apático às suásticas espalhadas pelas ruas. Porém, nos subterrâneos de Paris, jornalistas e estudantes engendram uma resistência. A narrativa de A sombra e a noite segue até o fim da tarde de 11 de novembro de 1940, data em que um vasto grupo de jovens, com os braços dados e cantando o hino francês em uma só voz, caminha em direção à Praça da Étoile. Soldados nazistas abrem fogo com suas metralhadoras; granadas explodem nas calçadas. Em meio a correria e gritos, Bertrand e Geneviève se reencontram.
Em Os patriotas, a guerra não serve somente como um mero pano de fundo para uma trama de amor: a obra de Max Gallo, historiador por formação e romancista por paixão, funciona como uma precisa e detalhada aula de História sobre alguns dos momentos mais marcantes do século passado. Por outro lado, após a leitura de Os patriotas será impossível pensar na Segunda Guerra Mundial sem trazer à memória Bertrand Renaud de Thorenc e Geneviève Villars ? mesmo que saibamos que o casal, na realidade, nunca existiu.

Outros três volumes darão prosseguimento à série: A chama não se apagará (11 de novembro de 1940 ? agosto de 1942), O preço do sangue (agosto de 1942 ? 21 de junho de 1943) e Com honra e pela vitória (21 de junho de 1943 ? 1945).

Livro - Patriotas: a Sombra e a Noite, Os

R$ 34,90

* Confira sempre o valor atualizado antes de efetuar a compra.