Oferta de
Livro - Palavra Pescando Nao-Palavra
Mais ofertas de Helena Kon Rosenfeld
por
R$ 27,90
* Confira sempre o valor atualizado antes de efetuar a compra.
Mais informações da Oferta
A metáfora é um dos recursos que o analista possui para dar conta de sua 'tarefa paradoxal': usar a palavra para dar voz à não-palavra.
A palavra é limitada, pode esmagar as entrelinhas, como disse Clarisse Lispector, mas é só através da palavra - da metáfora, da palavra poética - que podemos alcançar, ainda que de modo precário e fugaz, as experiências mais fundamentais: quando se torna poética, a palavra ultrapassa seus próprios limites.
Essas experiências fundamentais, que são mudas e que pedem para ser nomeadas, cham o poético, exigem-no - e Freud já havia notado isso em 1895, ao dizer que lidamos com um "objeto especial" que só pode ser descrito através de um estilo literário.
A presença da metáfora na interpretação psicanalÃtica faz com que o fala se poetize e passe a ter um alcance e um poder excepcionais. A metáfora poética e a interpretação psicanalÃtica têm uma afinidade estrutural, e quando a metáfora toca a interpretação ocorre uma potencialização de efeitos, que se torna mais intensa quando notamos de um lado que o psiquismo funciona metaforicamente e,de outro, que um dos efeitos da interpretação pode ser a metaforização psÃquica.

Livro - Palavra Pescando Nao-Palavra
R$ 27,90
* Confira sempre o valor atualizado antes de efetuar a compra.