Outro dia alguém na lista Radinho comentou algo que achei super interessante e adequado. Citação sem autor porque não achei no arquivo da lista (quem souber se pronuncie por favor):
Nos anos 80 todo mundo era videomaker; nos anos 90 todo mundo era webdesigner; agora todo mundo é blogueiro.
Nosso círculo de amizades é sempre o mesmo ou há certas coisas que realmente “pegam”? Ser blogueiro é hype? Tá na moda? Vai passar? É tendência?
Conheço bastante gente que acessa a Internet por prazer ou por trabalho diariamente. Desses, posso arriscar que mais da metade tem, já teve ou pretende ter um blog. A maioria sobre tecnologia (tá, não conta porque quase todo novo blog hoje é sobre tecnologia). A maioria quase absoluta com ferramentas de rentabilização (ou monetização, como queiram).
Apesar de haver um movimento que é totalmente contra ganhar dinheiro com blogs, é crescente a banda que quer ganhar nem que seja um troco para pagar a hospedagem, fica fascinado ao receber a carta do Google (ao atingir os primeiros 50 dólares) e nem acredita quando pinga na conta corrente os primeiros 30 reais do Buscapé ou JaCotei, exibindo todo orgulhoso para algum parente ou amigo e dizendo: tá vendo que esse negócio dá dinheiro?
Impressionada, a platéia incentiva e o cara continua. Quando a empolgação é só a grana, esse blogger costuma enfiar os pés pelas mãos transformando seu blog em vitrine – o que acaba por fazer com que seu rendimento caia. Quanto mais rotas de fuga, menos dinheiro. Mas quando além da grana a pessoa está gostando escrever, recebendo visitas, assinantes, comentários interessantes, geralmente o blog engrena.
É muito difícil um blogger que adiciona uns bannerzinhos só para “experimentar” ganhar algum dinheiro. Ou desiste ou começa a trabalhar de verdade para que esses anúncios gerem algum retorno. E aí ele passa da categoria blogger para outra, superior e mais hype: ele vira um problogger.
Problogger é aquele cara que diz que se sustenta exclusivamente com blogs. É possível, sim, eu já vi o poder do Google quando se escreve o artigo correto, no momento certo. Se o dia dos namorados fosse todo mês eu ia ficar rico até o fim do ano ;-). Mas não é fácil, precisa disciplina, inteligência, escrever bem, ser bem visto na comunidade que frequenta para receber links de indicações, ser sagaz na criação dos seus artigos e aproveitar as oportunidades. Enfim, é um trabalho tão ou mais difícil que os webmasters dos anos 90.
E você? Qual sua motivação para blogar? Acha que é hype, tesão, paixão, negócio, prazer, passatempo? Fala aí (enquanto estou acordado)!
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Este artigo está participando da maratona Blogando24h.
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