ATENÇÃO! Se você chegou nessa página vindo de um link no MSN ou Twitter (ou sei la, de algum amigo que te enviou no Orkut, e-mail, etc), é MUITO importante que você o leia até o fim.
Não é de hoje que links maliciosos são enviados por criadores de virus através de e-mails ou escondidos em sites web que disponibilizam softwares e cracks para download. Mas o que muitos usuários ainda não entenderam é que não importa o meio de envio de uma armadilha, você só cai se quiser ou vacilar. Qualquer meio é uma potencial ameaça à segurança.
Existem programas que, quando instalados, simulam ações do usuário dentro do computador e acabam enganando seus contatos. Eles podem enviar mensagens em seu MSN quando você conectar, sem que você sequer note. Ao entrar no Orkut, podem disparar scraps para todos os seus amigos, além de enviar e-mails para seus contatos online, quase sempre com links para download e instalação de softwares que irão perpetuar o problema, aumentar o círculo vicioso.
“Ah! Mas eu tenho anti-virus instalado” – você pode estar pensando nesse momento. Não adianta. Para que um anti-virus seja atualizado com informações de um novo virus, ele tem que ter sido criado e infectado outras pessoas. Uma dessas pessoas pode ser você. E de nada vai adiantar ter acabado de atualizar seus softwares de proteção se você tem uma conduta de risco. Lembre-se: toda camisinha pode estourar um dia.
Como se precaver então?
- Não clique em links que você não saiba a procedência. Pergunte a quem te enviou se foi um envio legítimo. Na maioria das vezes a pessoa nem sabe que está infectada com um virus e espalhando o terror para seus amigos virtuais em forma de mensagens.
- Após conferir com seu amigo que foi ele mesmo que enviou o link ou arquivo, rode um anti-virus nele antes de abrir.
- Cuidado com arquivos executáveis. Mesmo que tenha confirmado o envio e o anti-virus não tenha acusado nada, tenha MEDA de arquivos executáveis. É necessário? Vale correr o risco? Você tem absoluta certeza disso? Boa sorte.
Faça um teste com seus amigos e ajude a melhorar a segurança na Internet. Cole o texto abaixo no MSN de seus amigos (ou no Twitter) e veja se a reação deles vai ser clicar ou te perguntar se foi você mesmo que enviou o tal link. O link irá encaminhá-los para essa página:
Olha que legal -> http://migre.me/28WI