A mensagem abaixo chega por e-mail e tenta enganar a vítima se fazendo passar por uma ordem de recadastramento, mas peca em diversos aspectos da enganação. A primeira falha do golpista foi ser preguiçoso e fazer uma mensagem tão porcamente formatada. Usaram mal a marca, colocaram uma mensagem de “boas vindas” (ué, não é recadastramento?) e não colocaram links verdadeiros de suporte, por exemplo, ou os telefones de atendimento nacional (mesmo que falsos).
Só cai nessa quem quer. As dicas para identificar a balela:
- Primeiro, o óbvio: nenhuma empresa de cartão de crédito solicita recadastramento por e-mail. Aliás, em anos de uso, nenhuma bandeira de cartão de crédito sequer solicitou recadastro por telefone. O banco, quando precisa, solicita sua presença na agência;
- Não há nenhuma evidência de que o e-mail é para você, percebeu? Onde está seu nome? E o número do seu cartão MasterCard que deve ser “recadastrado”? Aliás, você TEM um cartão MasterCard? Se não tem, pelo amor de seus ancestrais, nem deveria estar lendo essa mensagem, certo?
- Avalie a lógica. São MILHÕES de clientes. Por que diabos a MasterCard iria “solicitar obrigatoriamente” um recadastramento em massa? E ainda por cima com um bloqueio em 72 horas (a partir de que data? onde está esse dado?).
- Ah, por favor, você não acreditou que a MasterCard iria deixar passar um “desbloqueamento” numa mensagem oficial e “importantíssima” quanto essa, não é?
- Por fim, não menos importante, o link enviado é de um site desvinculado da bandeira do cartão e em poucas horas já tinha sido reportado como site falso (use o FireFox e fique mais seguro). Dias depois, removido do ar (para sua segurança), mas pode voltar com outros endereços. Fica esperto: não clique em links de e-mails.
Mensagem original (screenshot)
Mensagem original (texto)
From: MasterCard <recadastramento@mastercard.com.br>
Subject: Recadastramento
Date: 23 de maio de 2009 18h14min19s GMT-03:00
Reply-To: recadastramento@mastercard.com.brBem-vindo à MasterCard Brasil
Todos os clientes MasterCard, deverão recadastrar seus cartões em no maximo 72horas. Esse procedimento é obrigatório em todo território nacional. Caso não efetue o recadastramento de seu cartão MasterCard, a utilização do mesmo será bloqueado, caso ocorra, deverá levar seus documentos junto ao banco emissor do cartão para que seja efetuado o desbloqueamento. Estamos fazendo este serviço de recadastramento de cartões, para aumentar a segurança, e evitar vários tipos de fraudes e usos indesejaveis.
A equipe MasterCard agradece.
Clique no link abaixo e Recadastre.
www.mastercard.com.br/recadastramento.asp
Mensagem recebida por e-mail em 23/05/2009