Segurança

Recadastramento MasterCard

A mensagem abaixo chega por e-mail e tenta enganar a vítima se fazendo passar por uma ordem de recadastramento, mas peca em diversos aspectos da enganação. A primeira falha do golpista foi ser preguiçoso e fazer uma mensagem tão porcamente formatada. Usaram mal a marca, colocaram uma mensagem de “boas vindas” (ué, não é recadastramento?) e não colocaram links verdadeiros de suporte, por exemplo, ou os telefones de atendimento nacional (mesmo que falsos).

Só cai nessa quem quer. As dicas para identificar a balela:

  1. Primeiro, o óbvio: nenhuma empresa de cartão de crédito solicita recadastramento por e-mail. Aliás, em anos de uso, nenhuma bandeira de cartão de crédito sequer solicitou recadastro por telefone. O banco, quando precisa, solicita sua presença na agência;
  2. Não há nenhuma evidência de que o e-mail é para você, percebeu? Onde está seu nome? E o número do seu cartão MasterCard que deve ser “recadastrado”? Aliás, você TEM um cartão MasterCard? Se não tem, pelo amor de seus ancestrais, nem deveria estar lendo essa mensagem, certo?
  3. Avalie a lógica. São MILHÕES de clientes. Por que diabos a MasterCard iria “solicitar obrigatoriamente” um recadastramento em massa? E ainda por cima com um bloqueio em 72 horas (a partir de que data? onde está esse dado?).
  4. Ah, por favor, você não acreditou que a MasterCard iria deixar passar um “desbloqueamento” numa mensagem oficial e “importantíssima” quanto essa, não é?
  5. Por fim, não menos importante, o link enviado é de um site desvinculado da bandeira do cartão e em poucas horas já tinha sido reportado como site falso (use o FireFox e fique mais seguro). Dias depois, removido do ar (para sua segurança), mas pode voltar com outros endereços. Fica esperto: não clique em links de e-mails.

Mensagem original (screenshot)

Balela Recadastradamento Mastercard

Mensagem original (texto)

From: MasterCard <recadastramento@mastercard.com.br>
Subject: Recadastramento
Date: 23 de maio de 2009 18h14min19s GMT-03:00
Reply-To: recadastramento@mastercard.com.br

Bem-vindo à MasterCard Brasil

Todos os clientes MasterCard, deverão recadastrar seus cartões em no maximo 72horas. Esse procedimento é obrigatório em todo território nacional. Caso não efetue o recadastramento de seu cartão MasterCard, a utilização do mesmo será bloqueado, caso ocorra, deverá levar seus documentos junto ao banco emissor do cartão para que seja efetuado o desbloqueamento. Estamos fazendo este serviço de recadastramento de cartões, para aumentar a segurança, e evitar vários tipos de fraudes e usos indesejaveis.

A equipe MasterCard agradece.

Clique no link abaixo e Recadastre.

www.mastercard.com.br/recadastramento.asp

Mensagem recebida por e-mail em 23/05/2009

ola recebi esse email tb, nao cliquei onde eles pedem, mas fiquei curioso para saber o que aconteceria , será que eles conseguiriam usar meu cartao para fazer compras se eu tivesse clicado?
obrigado

Amigos, eu tambem recebi esse miserável email fraudulento! Só que de cara eles se ferraram porque primeiro, EU NAO TENHO CARTAO DE CREDITO MASTERCARD! Mas, minha esposa tem e ela anda tão bem avisada quanto eu sobre essas fraudes on line. Boa sorte a todos e nao caiam nessas baboseiras on line.

Franbogado.