Mobilidade e automatização de entrada de dados sempre foi, ao meu ver, a grande vantagem do código de barras tradicional. Desde o pagamento de contas até a automação de pontos de venda, o nosso velho conhecido é largamente utilizado e é de relativa facilidade de manutenção. Só dá trabalho quando não é lido (óbvio).
A grande desvantagem do código de barras é, sem dúvidas, a necessidade de um leitor apropriado. A segunda talvez seja a limitação na entrada de dados, devido ao padrão unidimensional e sequencial do modelo. Cada caractere (existem padrões que aceitam letras também) equivale a uma sequência de barras de diferentes larguras e espaçamentos. Quanto maior a mensagem inserida no código, maior será sua largura. Obviamente isso limita muito seu uso.
Criado pela empresa japonesa Denso-Wave em 1994, foi aprovado como padrão ISO 18004, mas só agora o QR Code (Quick Response Code) tem sua utilização difundida. O código bi-dimensional que pode ser lido diretamente por uma câmera digital e interpretado pelos programas desenvolvidos pela fabricante, pode armazenar letras, números, código binário e Kanji/Kana (caracteres do idioma japonês. A imagem que ilustra o topo desse artigo, por exemplo, contém meu nome e URLs.
Utilizando principalmente da adoção em massa de celulares com câmera no Japão e no mundo, o QR Code está sendo utilizado no Brasil inicialmente muito mais como novidade interessante e intrigante que propriamente útil (e, infelizmente, deram várias mancadas na campanha de lançamento). Já no Japão o código já está sendo utilizado como apoio í comunicação escrita tradicional, como placas, selos de informações em produtos í venda, coisas do tipo. O bacana do QR Code é que suas aplicações, ao contrário do código de barras tradicional, são infinitas.
Produto com informações no QR Code
Revista japonesa com Código QR
O Eric Messa por exemplo, tomou como inspiração o Projeto Dear Diary e criou sua própria campanha “Contact T-Shirt“, estimulando as pessoas a criarem camisetas com seus dados de contato. Eu já imagino aquele bando de nerd no próximo BlogCamp vestindo essas camisetas ao invés de usarem crachás. ;-)Para entrar “na onda”, basta você baixar o software leitor gratuitamente para o seu celular e usar o gerador online igualmente gratuito para criar seus códigos em diversos tamanhos. Para handhelds e smartphones baseados em Windows Mobile, a Microsoft criou seu próprio leitor, o Windows Live Barcode.
E você? Tem alguma idéia do que pode ser feito com o QR Code? Manda aí!
[tags]QR Code,Código de Barras,Celular,Câmera,Japão,Mobile[/tags]
Tem como criar o QRCODE para impressão de cartões de visita??e como faço para criar o QRCODE??
Já tem lojas no Brasil usando esse recurso… um exemplo é a Loja virtual da VIDE BULA!
Vejam: http://www.lojavidebula.com.br
Axei bem bacana a iniciativa…
Pessoal, eu só queria mesmo é uma forma de escanear os códigos de barra dos boletos de banco pra não ter que digitar todo aquele número…por exemplo, após o scan o código seria enviado via bluetooth ao PC onde um programinha faria a inserção do número no campo da tela onde o cursor estivesse posicionado…coisa simples 🙂
Atividade com código QR:
http://www.gpstesouro.com/campereada.htm
Caro Manoel,
Parabéns pelo blog. Eu também acho essa idéia muito legal e acho que pode dar muito samba ainda por aqui.
Na falta de maiores informações sobre o assunto, comecei a compilar um site explicativo com instruções e até mesmo a possibilidade de criar seu próprio código.
http://brun.srv.br/smartcode/
Aceito críticas e comentários
Abraço
Eu acho um máximo a idéia do QR Code! Bom, pensando bem, na verdade o QR Code é somente a ferramenta utilizada para o propósito que considero interessante: no Japão, por exemplo (sempre eles), ao comer um Mc’Donalds (mal exemplo) é possível fotografar o QR Code da embalagem e obter informações nutricionais do alimento! Além disso, também na indústria alimentícia, ao visualizar um cardápio, imagine poder obter informações mais completas sobre os ingredientes utilizados em certo prato.
Acho que a gama de possibilidades de informação é enorme… tudo para o bem do consumidor! =D
Parabéns pelo texto! Muito instrutivo!
Eu acho que esse novo sistema pode ser aplicado em publicidade. Imagina que interessante: você está no ponto de ônibus e vê alguma publicidade que te interesse, aí você obtém mais informações com seu celular sem pagar nada por isso. Acho que pode ajudar muitas empresas a aumentarem suas vendas.
Provavelmente o melhor uso do QR Code ainda vai surgir. É normal que seja assim. Por enquanto, eu pensei mesmo foi em fazer uma tatoo.
Sim, vejo. Fazer promoção em blog é uma delas:
http://giseleh.com/2007/09/27/procrastinar-e-2/
E discordo do Diego, é muito útil sim!
Principalmente para nós publicitários. O que mais me chama atenção é a possibilidade do impresso sair do papel. Exemplo?
Você está no consultório médico lendo uma revista. O anúncio de um produto lhe interessa. Você fotografa com o cel, é levado ao site do produto e faz a compra ali mesmo, da sala de espera.
Isso já é normal no Japão.
Mais impressões sobre o assunto postei aqui, faz um tempinho:
http://giseleh.com/2007/10/18/qr-codes-e-hipertextualidade/
Bjos, Netto!
Eu não vejo muita utilidade pra isso, o meu N95 tem o leitor, mas até hoje as únicas coisas úteis que já foi gerado a partir do código é URLs que blogs colocam.
Apesar de achar muito boa a idéia, e descobrir finalmente pra que serve o “leitor de código de barras” do meu celular, não seria mais fácil simplesment colocar a informação onde fosse possível?
Valew Manoel! 🙂
Ah, amanhã é provável que eu vá encontrar a Bia Kunze e o Ricardo Macari aqui em Curitiba, quero ver se falamos sobre possibilidades de encontros mais frequentes do povo que está na região. Acho que foi unânime que o BlogCampPR deixou saudades né! 🙂
Abração e Feliz 2008 pra ti tb!
Nossa Manoel! Que puta coincidência! Escrevi agorinha no meu novíssimo blog sobre o mesmo assunto, só que em tom de crítica pela péssima campanha de lançamento da tecnologia no Brasil feita pela Tim e a FastShop.
Dá uma olhada lá: http://www.cafewx.com.br
Coloquei um link pra teu post como indicação lá no meu post, blza?
Abraço e Feliz Ano Novo!!!