Mais uma vez vou tocar no assunto Privacidade Online por aqui. Não que eu seja um caçador de temas correlatos, mas fico abismado com certos atentados í nossa liberdade na Internet ou fora dela.
Algum tempo atrás, a empresa Editel e a Telemar lançaram sites concorrentes de busca por números telefônicos online. Muito prático o serviço, inegável, mas ambos vieram com uma falha grotesca: exibia não só o telefone como o endereço de qualquer assinante, independente de ser pessoa física ou jurídica. Após alguns veículos alarmarem sobre isso, resolveram deixar a consulta só por empresas.
Hoje na Radinho, o Rodrigo Ranieri levantou a bola de um novo serviço disponível, o FoneLista, um baita de um arquivo telefônico que não poupa cidadãos comuns, celebridades, telefones ou endereços antigos, nada. Quer saber o telefone da Luana Piovani, da Xuxa, da filha do Silvio Santos? Está lá, tudo exposto.
A princípio, quando acessei o site por indicação do Rodrigo, não me atentei por buscar nomes de pessoas e sim de empresas. E até achei o site útil, interessante. Mas quando ele falou que estavam catalogados assinantes pessoa física, fui testar e realmente tive a certeza de que eram dados corretos – testei pesquisando pessoas conhecidas e que eu sabia o telefone.
O serviço provavelmente comprou a lista de assinantes das prestadoras, seja oficialmente ou através de algum funcionário metido a “esperto” – onde há pessoas, há corrupção. Não sou advogado, mas acredito fortemente que exibir esse tipo de dados sem consulta prévia seja crime. E mais, quem vai se utilizar muito desse serviço são mesmo os criminosos.
Precisamos fazer algo para tirar isso do ar. Essa é a minha parte, e a sua?