Internet,  Segurança

Privacidade na Rede? Onde?

Mais uma vez vou tocar no assunto Privacidade Online por aqui. Não que eu seja um caçador de temas correlatos, mas fico abismado com certos atentados í  nossa liberdade na Internet ou fora dela.

Algum tempo atrás, a empresa Editel e a Telemar lançaram sites concorrentes de busca por números telefônicos online. Muito prático o serviço, inegável, mas ambos vieram com uma falha grotesca: exibia não só o telefone como o endereço de qualquer assinante, independente de ser pessoa fí­sica ou jurí­dica. Após alguns veí­culos alarmarem sobre isso, resolveram deixar a consulta só por empresas.

Hoje na Radinho, o Rodrigo Ranieri levantou a bola de um novo serviço disponí­vel, o FoneLista, um baita de um arquivo telefônico que não poupa cidadãos comuns, celebridades, telefones ou endereços antigos, nada. Quer saber o telefone da Luana Piovani, da Xuxa, da filha do Silvio Santos? Está lá, tudo exposto.

A princí­pio, quando acessei o site por indicação do Rodrigo, não me atentei por buscar nomes de pessoas e sim de empresas. E até achei o site útil, interessante. Mas quando ele falou que estavam catalogados assinantes pessoa fí­sica, fui testar e realmente tive a certeza de que eram dados corretos – testei pesquisando pessoas conhecidas e que eu sabia o telefone.

Fone Lista

Fone Lista

O serviço provavelmente comprou a lista de assinantes das prestadoras, seja oficialmente ou através de algum funcionário metido a “esperto” – onde há pessoas, há corrupção. Não sou advogado, mas acredito fortemente que exibir esse tipo de dados sem consulta prévia seja crime. E mais, quem vai se utilizar muito desse serviço são mesmo os criminosos.

Precisamos fazer algo para tirar isso do ar. Essa é a minha parte, e a sua?

Não foi bem assim não…
Descobri bem antes de sair na net esse picaretagem.
No í­nicio do ano andram ligando pra mim,de muito longe,e qdo atendia desligavam. Era de um telefone público.Pedi então a Brasil Telecom que me dissesse donde era, já que era público.Demorou pra me revelarem que era de Goiás, mas disseram que não podiam dizer onde , qual ponto, nem mesmo cidade.Como não? se era só TP, sem direito a sigilo.
Bem,mais adiante,reclamei junto a Curia Metropolitana de Florianópolis, de um problema com igreja local,missa paga e desmarcada sem aviso.Qual não foi minha surpresa quando ligaram pra minha casa, a secretária do Bispo, para saber mais sobre o caso. Estranhei o fato de ela estar ligando e perguntei quem tinha fornecido meu número, já que não o tinha feito no mail e era sigiloso, retirado da lista e do 102 há muito anos, por sugestão da PF, incluisive.A secretária me disse que tinha pego num site de auxí­lio í  lista. Eu disse que não era posspivel pois o serviço 102não fornecia mesmo( fiz o teste), então ela me passou o tal link…Fiquei pasmada com o que vi,mandei mail para que eles esclarecessem, responderam que tinham comprado os dados da Brasil Telecom!.Com esta informação repassei o mail pra a BRasilTelecom que negou o fato. Claro.Pois se fosse mesmo seria caso de processo contra eles por quebra de sigilo.Meio que não ligaram muito, falaram que eu resolvesse com o tal site.Muito bem.
Ao devolver ao fonelita a respostas da operadora ele inventaram outra desculpa, pegos que foram numa apropriação indevida,(bem naquela semana saira uma matéria de camelôs vendendo cds de cadastros até de Receita Federal , nas ruas dde Sp).Disseram que era um sistema de busca parecido com o google.queria que eu desse os dados (nome etc) que eles retirariam do site…Não entrei na conversa, então começaram a fazer ameaças!!,tenho os mails pra provar.Chegaram a dizer que a ‘diretoria executiva'(risos) da empresa havia se reunido para me acionar na Justiça. Devolvi dizendo que achara a idéia ótima, que estaria esperando, e que seria divertido ver o jurí­dico deles tentando converncer o juiz qual versão deles era a verdadeira.Mudaram o tom, depois disso…voltaram a pedir por favor que eu entendesse o lado deles, que eu estava complicando, era só mandar os dados que tirariam e tal. Ué? mas se tinham tudo, como iriam me processar sem nome endereço etc?…tsctstc
Pra encurtar a novela, disse que a coisa iria acabar como eu queria, não eles, e que se voltassem com ameaças seria muiito pior.Não deram mais retorno aos mails.
Como chegaram a oferecer nome pra contato, endereço e telefone, usei o prórpio fonelista pra checar as informações. O endereço dado era de uma loja de contruções em dourados.E, chanchancham, as ligações do tal fone público não eram londe dali, era de uma rodovia próxima.As ligações pararam qdo, num mail, questionei a BrasilTelecom pra verificar se as ligações não era de um presí­dio perto dali.
Parece que de tanto que torrei o saco da BrTelecom, reslveram agir e foram atrás do tal link que saiu do ar, em seguida.Me deu um trabalho enorme…Do fianl do ano passado até o dia que pedi providências í  Operadora ou levaria tudo pra polí­cia.Alguns dias depois vi que não tinha mais os dados lá , só números antigos, de menos dí­gitos.Na net vi menções sobre o fechamento do site e hoje resolvi dar uma testada, parece mesmo fora de atividade,ao mesmo os dados que colocou não têm resposta.
O grande erro deles foi publicar fones que fazem parte da lista dos sigilosos,como conseguiram isso ? é caso pra polí­cia descobrir.Talvez tenham roubado os dados direto da operdora ou algum funionário dela tenha vendido.
Ah, os carinhas são , na verdade, criadores de games pra pcs.Está tudo na net.hahaha.
Bando de fdp.Merecem é cadeia, além de roubar dados sigilosos ainda fazem ameaças.

Encontrei o número que procurei pq coloquei o nome do dono da linha telefônica. Isso tem que ser revisto com cuidado, muita informação que deveria está reservada. Olha que minha mama nem autorizou a Telelista a divulgar o telefone dela.

Parece que retiraram os nomes de pessoas fí­sicas. Procurei diversos nomes comuns no Brasil, e nada….

Até tentei alguns famosos, e também nada…

Poxa… perdi a oportunidade de dar uma cantada na Luana Piovani… =D

Personas,

Estar ou não na lista telefônica não é justificativa para que saiam distribuindo seu endereço por aí­, vocês concordam? Até porque, segundo consta na lei brasileira, seu nome tem que aparecer na lista SE se somente SE você autorizar, e não o contrário. É um opt-in e não opt-out.

De qualquer forma, várias pessoas da lista Radinho (yahoogrupos) se manifestaram dizendo que seus telefones NíƒO estavam em listas telefônicas mas aparecem nesse site. Isso é no mí­nimo curioso: onde conseguiram esses dados e porque tantos telefones antigos continuam cadastrados?

Alguns falam que para sair da listagem é só solicitar no site. Correto, mas fazendo isso o dono do site vai ter a CERTEZA de que aquele endereço é mesmo seu (e o telefone existe) e além disso terá mais um dado: seu e-mail. Bacana hein?

Sinceramente, eu testei e todos que conheço que pediram para n aparecer em lista telefonica, nao estao la.
Logo, se estao respeitando o direito de quem pediu, nao vejo problema, se n quer aparecer, peça para que seja retirado.

Paulo, o que difere este site de uma lista telefônica é que na lista nós só temos o telefone divulgado se permitirmos, e neste site consta todos os telefones que eu já tive porém que nunca haviam sido impressos em lista alguma pois eu nunca autorizei isso junto í  operadora (brt).

Estou aterrorizado com isso. :O

Tanto alarde para nada, o que difere o site de uma lista telefônica de uma cidade? Apenas a facilidade de se encontrar o que procura.

Crime por causa disso? Bah, quanta bobagem…

mandei um email pedindo para eles informarem quem foi que divulgou meus dados para eles. vamos ver no que da.

espero que todos facam o mesmo, ja estou mandando isso para varias pessoas.

Meu nome nao esta na lista e esta nesse site.

O site nao esta cometendo nenhum crime ao meu ver, isso é problema da prestadora.

Art. 72. Apenas na execução de sua atividade, a prestadora poderá valer-se de informações relativas í  utilização individual do serviço pelo usuário.

§ 2° A prestadora poderá divulgar a terceiros informações agregadas sobre o uso de seus serviços, desde que elas não permitam a identificação, direta ou indireta , do usuário, ou a violação de sua intimidade.

Crime não é. Mas dependendo do transtorno é possí­vel solicitar uma indenização.

Constituição Federal:
Art 5o X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

Caraca…
Olha so o crime rolando, dúvido que esse ‘cadastro’ não esteja na mão de bandidos.. se acha mesmo que eles vão precisar ficar no computador? Os cara devem ter impresso. hehhehe

Muito interessante o site, espero que continue a cresçer… acho muito útil para certo pontos.

Abraços