A quarta-feira sem dúvida foi marcada pelos anúncios dos novos produtos da Microsoft e da Palm. Ambas empresas revelaram hoje seus novos conceitos de computador, em linhas diferentes das atualmente oferecidas e gerando uma dúvida: algum deles vai emplacar?
A Microsoft, famosa principalmente por seus sistemas operacionais, já há algum tempo vem atacando em outras frentes. O MSN derrubou o concorrente ICQ na época do lançamento – e atualmente integra uma linha de produtos denominada Live.com, incluindo o Earth Live que concorre diretamente com o Google Earth – o Zune, MP3 player portátil lançado para concorrer com o iPod da Apple, entre outros.
Quando a tendência é a portabilidade, a Microsoft lança mão de um novo conceito de hardware. Um [BP:95]computador[/BP]-mesa-de-centro – o Surface, sem teclado ou mouse, com tela sensível ao toque (mas sem cursor). A idéia é criar um centro de entretenimento que expande o conceito de interatividade e feito para ser o centro das atenções de uma sala, por exemplo. O próprio design do [BP:95]computador[/BP] propicia a inserção no ambiente doméstico (como uma mesinha de centro mesmo).
Já a Palm (que já foi uma divisão da 3Com), famosa por seu produto homônimo – um dos primeiros [BP:100]PDA[/BP]s do mercado, também conhecidos como Palmtops – vai na contramão de seus produtos e lança um laptop – é, um [BP:96]notebook[/BP] – com dimensões e capacidades reduzidas, o Foleo. O produto, conforme definido pelo fabricante, é um “acompanhante” do seu celular [BP:100]handheld[/BP], devendo ser considerado um gadget que irá ampliar as capacidades de seu Treo (por exemplo) e sozinho não tem muita utilidade (dá até pra navegar na web se houver uma conexão wi-fi disponível, mas não muito mais que isso).
O curioso é que ao mesmo tempo esses lançamentos são uma contramão do que estamos percebendo no mercado e nas tendências, mas são também conceitos muito interessantes de novos tipos de equipamentos. O Foleo tem mais chance por conta do apelo e do preço – apenas US$ 599, o valor de um iPhone. Já o Surface, da Microsoft, tem preço previsto em US$ 10.000 e um conceito pouco “comercial”, já que ao contrário do Foleo, não possui um apelo útil, podendo ser enquadrado em supérfluo, dispensável e um pouco futurista demais.
Saiba mais
- Palm : Mobile Companion
- Gizmodo : Video de Bill Gates no lançamento do Surface
- G1 : Palm muda foco e lança laptop
- TechCrunch : Microsoft anounces Surface computer
[BL]Treo:100, Handheld:100, Notebook:96, Laptop:96, MP3:130[/BL]