“O Brasil é o país do futuro!”
Eu não sei quem disse a frase acima pela primeira vez, mas acertou. Infelizmente estamos sempre um passo atrás dos outros países, pelo menos quando se trata de tecnologia e Internet. Fica sempre a impressão de que somos o país do futuro, mas nunca chegamos lá. Acompanhe:
- Há cerca de um mês, tivemos o escândalo da Daniela Cicarelli que conseguiu barrar o YouTube no Brasil depois de ter seu vídeo transando numa praia espanhola divulgado por lá (e em milhares de outros endereços na rede, mas ela só processou o YouTube);
- Depois disso, muito mais recente, tivemos o caso do Rubinho Barrichello que conseguiu – mais uma vez através da “justiça” de São Paulo – fechar as comunidades do Orkut que falavam mal dele (as que falavam bem ele deixou, claro). O engraçado é que ele nunca mandou tirar o Casseta e Planeta do ar, que sacaneiam ele o tempo todo;
- Agora o Cardoso nos informou que o Google está temporariamente impedido de enviar os cheques de pagamento aos participantes do programa AdSense (este site por exemplo), por conta de complicações na aduana – de responsabilidade da Receita Federal.
É de dar pena e revolta, que esse país ainda possua tanta bur(r)ocracia a ponto de barrar o pagamento legítimo e legal de um programa como o AdSense, que é declarado ao ser descontado, ficando uma (grande) parte do valor retido no banco para taxas administrativas e impostos. Pena porque é um tiro no próprio pé, impedindo a geração de receita e entrada de dólares no país. Revolta porque vemos diariamente os nossos nobres governantes nomeando assessores por um mês (de recesso), aumentando os próprios salários, enviando dinheiro para fora do país sem declaração ou punição, além de _________________ (preencha aqui ao seu gosto).
Infelizmente a tecnologia – entre outras coisas – no país continua atrasada e atrasando principalmente por conta de coisas velhas como nossas leis e de gente velhaca como nossos governantes. Mas nós podemos fazer algo. Divulgar, protestar, informar, democratizar a informação.
Foi por nossa causa que o YouTube foi novamente liberado. Você duvida?
Gob,
Não entendi sua posição quanto a Barrichello. É contra a atitude dele, mas achou bom (‘já estava na hora’)?
Eu também acho uma perda de tempo completa criar/participar de comunidades do tipo “eu odeio” (sindrome de Smurf Ranzinza), mas sou totalmente contra a censura. As pessoas têm o direito de perder seu tempo com essas comunidades. Vale deixar claro que devemos utilizar o bom senso. Fazer gozação e expressar sua opinião é saudável, mas ofensa não cabe.
O Casseta e Planeta que o diga.
Abraço e valeu a visita
Com certeza… Os fatos dos últimos dias foram lastimáveis.
Alguns outros países também têm problemas com a censura de conteúdo pela intenet.
Basta citar como principal exemplo, a “ditadura” chinesa.
Ou então, os governantes da índia, que discutiram a proibição e processo ao Google Earth por facilitar o planejamento de ataques terroristas.
Quanto ao Orkut, a ação do Rubinho foi RIDíCULA. Mas, também já estava na hora. Torço para que sejam tiradas todas as comunidades “EU ODEIO” e as que possam ofender alguém. Odiar é coisa de desocupado e, se sobrarem apenas fóruns decentes (ao invés de comunidades engraçadinhas), a rede voltaria ao seu propósito inicial, de participar, com um único usuário, de diversas listas de discussões.
Um grande abraço, e parabéns pelo blog.
É… isso tudo porque as leis nos EUA são muito menor brandas em relação í exibição sem “autorização” de vídeos e da criação de comunidades. Aqui é tudo muito atravancado mesmo. E agora isso tá virando moda!
O país de futuro…
abraço,
galo
http://www.casadogalo.com