Depois de muita investigação por parte da equipe técnica de rede do Campus Party Brasil (obrigado, pessoal), o acesso í Internet já foi restabelecido na bancada do Campus Blog que estava sofrendo uma aparente censura.
Após identificarem de onde estava vindo a página que era servida com a imagem publicada (confira o texto anterior), os administradores de rede vieram aqui para conferir a relação do IP com o cabo de rede identificado (muito bem identificado, por sinal). Não demorou a encontrarmos um notebook fechado, dando a impressão de desligado, mas na verdade estava rodando um servidor DNS, Web e outros programinhas não tão inofensivos também.
O que estava acontecendo
O tal notebook estava interceptando requisições feitas í Internet pelos computadores de toda a bancada e redirecionando o tráfego para si próprio, exibindo uma página com anúncio falso de veto (censura) e causando com isso uma indisposição entre a organização e os blogueiros, que questionavam a validade desse bloqueio num ambiente como o nosso.
Notebook sniffer identificado
Para azar do “hacker”, foi muito fácil anotar o número que consta na etiqueta de segurança do equipamento e consultar na base de dados dos cadastrados. Tudo foi mostrado: foto, nome, dados de contato e a confirmação de que não foi uma pessoa inscrita na área do Campus Blog. Obviamente não posso divulgar nenhum desses dados, mas agora temos a certeza de que a organização, uma das prejudicadas com a situação, tomará as providências cabíveis contra o indivíduo.
Esclarecimentos feitos, reitero que o problema da censura não foi causada ou deliberada pela organização do evento, mas um ato isolado, feito por um moleque irresponsável que queria prejudicar (sabe-se lá por qual motivo) a área dos blogs.
Atualizando as informações
O “cerumano” já foi encontrado, em primeira instância negou que tinha feito algo errado, mas foi “pego na mentira” pelos admins da rede. Chateado por não ter conseguido colar a mentirinha, o Vinícius K-Max (sim, ele mesmo revelou seu nome) procurou a equipe do IDG Now! e deu uma entrevista, se fazendo de injustiçado, dizendo que seu notebook havia sido “roubado” pelos blogueiros e que tudo não passou de um “teste”.