• Eventos,  Negócios

    BlogCamps e a participação descentralizada

    BlogCamp MG 2007O modelo adotado pela comunidade BlogCamp Brasil já é por si só descentralizado. As conversas acontecem em ambientes distintos, os participantes interagem livremente, respeitando o espaço e o tempo do outro, os temas são escolhidos na hora, de acordo com a demanda dos participantes. Esse é o modelo BarCamp (com pequenas diferenças que ainda estão sendo lapidadas).

    Hoje, porém, elevamos esse modelo para um patamar ainda mais interessante e definitivamente descentralizado. O BlogCamp MG está acontecendo nesse fim de semana em Belo Horizonte e eu, gripado, participei ouvindo e dando meus pitacos via Skype daqui de Londrina / PR (ou como diz o Fugita, de Londrina, um bairro de São Paulo).

    A estrutura utilizada não tinha nada de profissional. Rede wi-fi interna fazendo a cobertura para que os participantes do evento pudessem acessar a Internet da faculdade, um notebook conectado ao Skype em uma ponta, e outro na outra ponta. No meio, apenas a Internet, não só compartilhada pelos vários desconferencistas (alguns fazendo streaming de audio e video), mas pelos outros usuários dos diversos provedores que faziam a interconexão. A qualidade do audio? Perfeita. Um pequeno lag de menos de 2 segundos e o som alto e claro nas duas pontas. O ví­deo eu estava vendo em streaming por outra conexão via http mesmo. O bom e velho UStream.tv.

  • Negócios

    A “Bolha AdSense” vai estourar

    O ProfetaDepois de fazer essa afirmação em diversos “guetos” da blogosfera (listas, Twitter, encontros pessoais, eventos), venho ao blog publicar uma concatenação de pensamentos que me levam a crer nisso e tentar expor da melhor forma, para quem é blogueiro, pretende fazer dele um negócio e viver disso, ou quem está pensando em criar um blog para ganhar dinheiro e acha que é moleza.

  • Eventos,  Internet,  Negócios

    InterCon 2007 – Código Simples, Vida Simples

    A segunda palestra do Intercon 2007 do primeiro dia (sexta-feira, 26) foi claramente direcionada para profissionais envolvidos na construção de um site, principalmente designers e desenvolvedores. O Élcio Ferreira, diretor da Visie, discorreu sobre o tema “Produtividade: Seja Simples” e conseguiu atingir diretamente mais de 80% da platéia.

    Profundo conhecedor de diversas linguagens de programação, Élcio – um dos criadores do Tableless, junto com o Diego Eis – mostrou ser bastante articulado e um palestrante que prende a atenção do público. Sempre bem humorado, fez uma comparação interessante entre o “velho” modo de se fazer sites e o “novo” e melhorado modo, além da conhecida – entre nós – rivalidade entre a equipe de programação e de criação, mostrando que programadores e designers têm muito mais semelhanças que diferenças.

  • Internet,  Negócios

    A melhor arma contra a pilantragem é a informação

    Infelizmente a pilantragem é tão presente em nossas vidas que já não nos assustamos ou indignamos com mais nenhuma forma de enganar o próximo em benefí­cio próprio. Ultimamente a forma que tem dado mais certo é uma fórmula velha, mas repaginada: pirâmide.

    Rebatizada como “marketing multiní­vel” ou “marketing de rede” ou até mesmo “networking marketing“, a receita é a mesma: a pessoa é convencida de estar fazendo um negócio maravilhoso, desembolsa uma grana para entrar e depois descobre que a única forma de ter de volta o seu investimento é convencer outras pessoas de que se trata de ótima oportunidade, indicando-as para a armadilha e recebendo uma comissão sobre isso. De Javu? Sim, já vimos isso com produtos milagrosos de emagrecimento, potes de plástico e mais recentemente VoIP e sites de e-commerce.