O Linkedin é uma rede de contatos profissionais. Um lugar onde as pessoas podem se relacionar com outras, mas com o objetivos diferentes de uma rede social. O negócio não é fazer amigos, mas montar o seu networking, encontrar antigos colegas de trabalho, se relacionar com contatos, parceiros e colegas atuais, ver e ser visto pelo mercado.
No Brasil o site, apesar de se mostrar um pouco tímido e até então não possuir uma estratégia local, tem crescido bastante. Tanto que já são cerca de 1 milhão de usuários e mais de 8 mil grupos relacionados ao Brasil. E, se esse crescimento já chamou a atenção do Linkedin, agora as chances de investimento no país crescem consideravelmente.
Hoje foi lançada a versão em português da maior rede profissional do mundo. Não somente o perfil profissional, que já poderia ser editado em outros idiomas, mas todo o site, incluindo o atendimento ao usuário, estão traduzidos. Atendentes estão prontos para responder aos usuários em nossa língua e também é possível veicular publicidade direcionada, através do parceiro de vendas .FOX.
É um passo importante em direção ao país. Em uma conversa com Arvind Rajan, VP de operações internacionais do Linkedin, hoje í tarde, a impressão que tive é que estamos muito próximos de sediar um escritório local do site. Já com base de operações em 5 outros países, o Linkedin está sim, decidido a instalar-se no Brasil, só que ainda não existe uma data definida.
A mudança para o idioma local não será obrigatória (você pode fazê-la aqui), mas usuários novos, não logados, que acessarem o site do Brasil ou com o idioma do navegador setado para português, serão direcionados para a versão local. Uma forma de incentivar a adoção do site.
Você já tem uma conta no Linkedin? Tem algum caso para compartilhar de como o site ajudou sua vida profissional de alguma forma? Manda aqui nos comentários.