Mobilidade é a palavra de ordem do profissional de Internet. E indiscutivelmente um laptop (ou notebook, como queira) é o parceiro ideal. Infelizmente muitos indivíduos “subtratores do alheio” sabem disso e já estão se especializando em técnicas de roubo de notebooks. Medo, muito medo.
O LapFinder, que conheci pouco antes do BlogCamp, é um serviço que possibilita a recuperação de equipamentos roubados, através de um sisteminha muito simples de rastreamento via Internet. Estou testando o serviço e gostando.
Funciona da seguinte forma:
- O usuário cadastra no site o(s) seu(s) equipamento(s) – cada usuário pode gerenciar um número ilimitado de máquinas cadastradas;
- Em cada equipamento rastreado, deverá ser instalado o software do LapFinder. O software exige a senha de gerenciamento e a chave de ativação para ser ativado;
- Todas as vezes em que o computador for iniciado, o sistema procurará por uma conexão de Internet e se comunicará com o servidor, enviando os dados de acesso;
- Através do site, o usuário administrador poderá verificar os últimos acessos de cada equipamento cadastrado, contendo data e hora, IP e host de acesso. Esses dados podem ser utilizados para localizar um equipamento roubado.
O custo para licenciar um equipamento pode atingir valores menores que 3% do valor do notebook, enquanto um seguro custa no mínimo 11% do valor anualmente. É claro que esse custo – R$ 89,00 por ano – não garante a recuperação do notebook, mas certamente ajuda e chega a ser melhor que um seguro em alguns aspectos. Seguro nenhum pagaria os dados que carrego em meu laptop.
Como todo serviço de rastreamento, tem suas maneiras de ser burlado. Se o HD do notebook for formatado, por exemplo, não há como rastreá-lo, pois o software vai junto. Por conta disso, o melhor (e até aconselhado pela empresa) é desabilitar o boot por outros dispositivos diretamente na BIOS, além de setar uma senha para evitar que essa configuração seja alterada.
Uma outra funcionalidade que está sendo desenvolvida e que pessoalmente acho bastante interessante é o apagamento remoto de pastas e arquivos. Muitas vezes, a publicação de dados contidos num laptop roubado custarão muito mais caro que o próprio equipamento e é muito melhor que esses dados sejam removidos. Assim que essa opção estiver pronta, será possível definir quais partes do HD serão apagadas diretamente no site. Esse upgrade será disponibilizado gratuitamente aos usuários.
Pontos positivos
O sistema é muito fácil de usar, intuitivo e simples como deve ser; O programa instalador é leve e praticamente não consome recursos da máquina, além de exigir senha para desinstalar (dificultando a vida dos meliantes mais informatizados); A comunicação com o servidor é rápida e transparente, ficando imperceptível para o usuário (não há sinal de que existe um programa rodando); O meu antivirus não encrencou com ele ;-).
Sugestões de melhoriasÂ
Durante os testes, senti uma falta enorme de algo que me informasse o local de acesso. Essa é uma das principais dúvidas imediatas de quem possui um equipamento roubado ou perdido e que pode facilitar muito a sua localização. Atualmente o sistema informa o IP e o host, com esses dados é fácil entrar em contato com o provedor e solicitar – através de uma ação legal (serviço que a empresa oferece em parceria) – a quebra de sigilo do IP. Porém, existem serviços que informam pelo menos a cidade de localização de um IP com uma certa precisão (no Brasil é quase impossível ter certeza absoluta da relação IP/Cidade). Dos que eu testei, o mais correto foi o MaxMind.com. Seria interessante integrá-lo na ferramenta do LapFinder.
Uma pequena alteração no sistema poderia dar ainda mais segurança í queles que – como eu – não costumam desligar seus laptops, apenas fechá-lo. Ao “acordar” da hibernação, o sistema se reconecta í rede e reestabelece os serviços ativos. Nesse momento, acredito que o sistema do LapFinder deveria gerar um log. Vale lembrar que se nesse momento o computador tiver mudado de IP, o sistema é ativado – o que talvez invalide minha sugestão ;-).
Compra Online
Você pode comprar as licenças do LapFinder com o valor promocional de R$ 89,00 por equipamento, através do link abaixo. Ao fazer isso, além de proteger seu micro você estará contribuindo com a recuperação do projetor roubado durante o BlogCamp, pois 20% do valor das vendas será repassado como doação até que se complete o montante necessário.
Ver mais informações e comprar a licença LapFinder.
—
Esse texto é uma resenha patrocinada. O conteúdo do mesmo reflete as minhas opiniões ao avaliar o que foi pedido, sem interferências do solicitante. Caso deseje ter o seu produto ou serviço avaliado por mim, entre em contato.
[tags]Notebook, Laptop, LapFinder, Review[/tags]