Hoje fui na coletiva de imprensa para o lançamento dos modelos Sony Vaio 2010. Algumas novidades, algumas melhorias em modelos existentes, mas a estrela do evento foi mesmo o Sony Vaio W Eco, uma beleza de portátil, iniciativa mais "verde" da Sony até então.
O Vaio Eco foi concebido desde o início considerando a redução de impactos ao meio ambiente. Desde sua tela iluminada por LEDs e livre de mercúrio, o corpo feito com 80% de plástico reciclado (que por sua vez é composto por 20% de plástico reaproveitado e 80% de plástico virgem), até mesmo na embalagem e forma de distribuição do equipamento para as lojas.
Mais fotos e detalhes após o jump.
O teclado do Vaio W Eco é bastante confortável, similar ao do MacBook, bem espaçado, silencioso e macio. Além disso seus detalhes são um charme í parte. Apesar de essa parte interna ser da cor verde (o resto é branco), é discreto.
O Vaio Eco tem as mesmas funcionalidades que os outros modelos da série W, com o diferencial ecológico e o case (foto mais abaixo). Na lateral esquerda, podemos notar os conectores de energia, saída VGA para um segundo monitor ou TV, entrada e saída de áudio.
Na parte da frente (desculpem o foco, ou a ausência dele) temos os botões deslizantes para ligar o equipamento (í direita) e para ativar/desativar a interface wi-fi (í esquerda). Ao lado, leitores de cartão para MemoryStick Pro e Secure Digital (SD).
A lateral direita expõe duas portas USB 2.0, 1 porta Ethernet RJ45 10/100 além do slot Kensington para "amarrar" seu note í mesa ;-).
A tela de LCD retroiluminada por LED tem 10,1" e funciona em resolução máxima HD (1366×768 pixels). Acelerador Intel GMA 3150 integrado, compartilhando da memória de 2GB DDR2. 320 GB de HD (não é SSD), Bluetooth, Touch Pad eletrostático e processador Atom N450 (1.66 GHz) completam esse ultraportátil de apenas 1,19Kg.
O Sony Vaio W Eco não possui embalagem individual. Ele acompanha esse case inteiramente feito com reciclagem de garrafas PET e é entregue í s revendas em embalagens com 4 notebooks, iniciativa que consegue reduzir em 20% o espaço ocupado no transporte, além de reduzir sensivelmente o uso de papelão e plástico nas embalagens. Para ser 100% alinhado com o plano da empresa, o Eco não deve ser vendido via Internet, justamente por conta da embalagem, apenas nas lojas físicas parceiras.
O case (ou bolsa, como preferir) é particionado e almofadado na parte interna, para proteger o equipamento e ao mesmo tempo acondicionar cabos e outros acessórios menores. O papel que vocês enxergam na foto é o único distribuido com o Eco, com informações obrigatórias por lei. Todos os manuais são distribuídos de forma eletrônica.
O Sony Vaio W Eco começa a ser vendido dia 1 de abril (não é piada), nas lojas Sony Style, em 10 unidades da Fnac e Miami Store, por R$ 2.099,00 (cem reais a mais que os outros modelos da linha W).