Misc

Gratifica-se devolução de fotos valiosas

Sony VaioEstava agora há pouco dando uma lida no Jornal de Londrina de domingo (eles distribuem no sábado í  tarde) e na seção de classificados encontrei o curioso anúncio seguinte:

GRATIFICA-SE R$2.000,00

Foi perdido um lap top branco [BP=498866]Sony Vaio[/BP] com arquivo de fotos. Gratifica-se a devolução dos arquivos de fotos em back-up. Sigilo absoluto!

O mais interessante do anúncio é o fato do autor estar gratificando a devolução das fotos e não do laptop, por um valor próximo ao do equipamento. Isso me fez pensar no valor dessas imagens e pensei em algumas possibilidades:

  1. O proprietário é fotógrafo profissional e as fotos em questão são fruto do seu trabalho. Talvez até todo o seu acervo fotográfico;
  2. As imagens em questão possuem alto valor de mercado, como um flagra polí­tico, um escândalo, um fato questionável ou coisa parecida;
  3. As fotos são de sexo, envolvendo o proprietário do equipamento e se viessem a público poderiam manchar sua imagem, destruir sua carreira ou casamento;
  4. Todas as alternativas anteriores.

De qualquer sorte essa imagens são valiosas. E eu não consigo conceber como uma pessoa pode armazenar imagens tão valiosas num laptop e não manter um backup, uma cópia de segurança. Será que ele nunca ouviu falar em assalto, quedas de equipamento, surtos de energia que queimam HDs, perdas ou acidentes?

Por outro lado, fiquei pensando se o autor do anúncio não está jogando com a ganância das pessoas ao oferecer um prêmio. Será que é uma armadilha para um possí­vel ladrão? Será que a oferta é apenas para marcar um encontro de devolução das imagens e ao chegar ao local o sujeito ser preso por roubo? Será que a pessoa que “achou” o laptop lê blogs?


Este artigo está participando da maratona Blogando24h.
Comente. Você pode ganhar uma camiseta!

[tags]Blogando24h, Backup, Segurança, Fotos[/tags]

[BL]Sony Vaio=498866, Câmera Digital=486982, HD Externo=178293, Case p/ HD=382864[/BL]

Se ele fosse fotografo profissional sem dúvida alguma ele iria fazer o backup do trabalho dele, se fosse fotos comprometedoras que fazem uma denúncia ou algo assim ele primeiro colocaria a imagem em vários hosts grátis pela web pra não haver “queima de arquivo”, eu fico com as fotos de sexo dele que pode comprometer ele, afinal se ele ficar fazendo backup dessas coisas ou colocando em vários servidores ele só vai estar aumentando a chance de alguém achar essas fotos coisa que pelo visto ele não gostaria que acontecesse.

Isso tá mais com cara de golpe mesmo.

Hmm, bem pensado, eu estava quase devolvendo, mas pode ser uma armadilha. Haha, brincadeiras í  parte, resolvi conferir aqui no JL e não achei aqui 🙁 em que sessão está?

E se eu tiver que apostar, aposto na terceira opção, e com certeza o espertinho que devolver vai salvar um backup para upar depois hehe. Coitado(a) do(a) dono(a) do laptop.