Estamos passando por um período em que o mapeamento do mundo está em pauta. Diversas empresas oferecem seu produtos com fotos via satélite, mapas detalhados e mais recentemente a vista da rua í partir de um ponto do mapa. A indústria automotiva não poderia ficar de fora dessas e alguns modelos de veículos fabricados já estão saindo com GPS.
Claro que, como toda novidade, o produto ainda não é lá muito barato e só vale a pena para esportistas e pessoas que viajam muito de carro e gostam de explorar novos lugares. A abrangência dos serviços de mapas também não está atingindo muitas localidades do Brasil, mas pelo menos as capitais já estão cobertas. Como vemos a todo momento grandes revoluções nessa área, muito em breve o GPS não será mais um ítem supérfluo e caro, estando presente em carros populares e taxis (imagina que facilidade para os novos motoristas).
Alguns produtos já estão bem conhecidos no mercado e são facilmente encontrados em lojas virtuais, do ramo ou até mesmo no Mercado Livre. Os preços podem ser comparados aos primeiros cd players automotivos, e mais recentemente os primeiros mp3 players. Aos poucos esses valores estarão bem mais acessíveis, ao passo que melhores mapas estão sendo criados.
Existe uma comunidade na Internet dedicada a criar mapas vetoriais das cidades brasileiras, que conta apenas com a colaboração dos seus usuários. Um projeto aberto chamado TrackSource. Os voluntários desenham os mapas para os GPS da marca Garmin, aparentemente os mais utilizado. Há também o Portal GPS, com ferramentas e notícias para usuários do equipamento.
Outras empresas oferecem conteúdo além dos mapas, mas embutido nos equipamentos ou através do pagamento de uma assinatura. É o caso do Guia 4 Rodas, da revista homônima do Grupo Abril. Mesmo com um bom conteúdo, a abrangência não é completa, cobrindo atualmente apenas 7 estados – capitais e algumas cidades do interior.
Compare e compre seu GPS automotivo
- DVD automotivo com GPS integrado
- Navegador GPS Garmin
- Navegador GPS 3D Airis
- GPS TomTom 1288 cidades e Bluetooth
–
Este artigo participou da maratona Blogando24h.