Internet,  Negócios

Google compra FeedBurner por 100 milhões de dólares

Alguns dias após o rumor ganhar espaço na Internet, Michael Arrington do TechCrunch acaba de afirmar em um novo artigo que a compra do FeedBurner pelo Google está confirmada, de acordo com uma “fonte próxima ao acordo”. Segundo Arrington, a negociação foi feita em dinheiro e a maior parte adiantada, num acordo considerado recorde para o FeedBurner – 10 vezes o valor do contrato social da empresa.

A pergunta que gira na blogosfera diz respeito í s razões do Google para esse “superfaturamento”. Eu vejo alguns muito claramente:

  • O serviço de gerenciamento de assinaturas do FeedBurner possui atualmente a maior carteira de clientes nesse modelo – mais de 400.000 feeds gerenciados. Com a aquisição, a Google agrega todos esses sites/blogs, fazendo com que grande parte da informação circulante passe pelo Google por outro lado (pois com a busca já passa mesmo).
  • Os seus agregadores e spiders de feeds (Google Reader e iGoogle) terão uma maior integração com o gerenciador. Atualmente o Bloglines ainda é um concorrente í  altura do Google Reader, mas quem aposta numa completa dominação por vir? Quem sabe uma nova aquisição …
  • A possibilidade de veicular anúncios em feeds, aumentando a rede de anúncios do AdWords e de parceiros AdSense, é mais real e próxima que nunca. Aproveita a estrutura e carteira já criada com o programa FAN, do FeedBurner. Bom para os anunciantes, ótimo para os parceiros.
  • É muito provável que surja ainda uma forma de gerenciar as estatí­sticas de acesso aos feeds com o Analytics, incrementando as análises existentes e agregando mais valor ao produto do Google.

O Google, como sempre, ainda não se pronunciou sobre o assunto e provavelmente só o fará após fechar o negócio – previsto para 2 ou 3 semanas. Quem dá mais?

E você? Vê alguma vantagem a mais para o Google? Comenta aí­.

Se isso for mesmo verdade!!!!
A Microsoft é coisa de criança, com o Adsense e o Adworks o Google sai de “Grande Chefe” a “Grande Fornecedor”….
O Yahoo tenta acompanhar, porém está muito dificil….

Espero que ajude a divulgar o Feed, aliando isso aos anúncios, vai ser uma mão na roda. Eu gosto do Greader, apesar da tecla de atualização nem sempre funcionar.

Essa dominação me dá medo. No Analytics vai ser perfeito mas para tentar expandir ainda mais o mercado e fazer todo mundo usar pra mim é ruim.
São poucos os serviços on-line que eu tenho antipatia tão grande quanto o Google Reader.

Pra mim ele faz tudo, menos facilitar a leitura.

é, se eles realmente integrarem o sistema do feedburner com esses outros serviços existentes do google, sera mais um passo para a dominição mundial. hehehe; e quem ganha é sempre a gente.