Internet,  Negócios

Google compra FeedBurner por 100 milhões de dólares

Alguns dias após o rumor ganhar espaço na Internet, Michael Arrington do TechCrunch acaba de afirmar em um novo artigo que a compra do FeedBurner pelo Google está confirmada, de acordo com uma “fonte próxima ao acordo”. Segundo Arrington, a negociação foi feita em dinheiro e a maior parte adiantada, num acordo considerado recorde para o FeedBurner – 10 vezes o valor do contrato social da empresa.

A pergunta que gira na blogosfera diz respeito í s razões do Google para esse “superfaturamento”. Eu vejo alguns muito claramente:

  • O serviço de gerenciamento de assinaturas do FeedBurner possui atualmente a maior carteira de clientes nesse modelo – mais de 400.000 feeds gerenciados. Com a aquisição, a Google agrega todos esses sites/blogs, fazendo com que grande parte da informação circulante passe pelo Google por outro lado (pois com a busca já passa mesmo).
  • Os seus agregadores e spiders de feeds (Google Reader e iGoogle) terão uma maior integração com o gerenciador. Atualmente o Bloglines ainda é um concorrente í  altura do Google Reader, mas quem aposta numa completa dominação por vir? Quem sabe uma nova aquisição …
  • A possibilidade de veicular anúncios em feeds, aumentando a rede de anúncios do AdWords e de parceiros AdSense, é mais real e próxima que nunca. Aproveita a estrutura e carteira já criada com o programa FAN, do FeedBurner. Bom para os anunciantes, ótimo para os parceiros.
  • É muito provável que surja ainda uma forma de gerenciar as estatí­sticas de acesso aos feeds com o Analytics, incrementando as análises existentes e agregando mais valor ao produto do Google.

O Google, como sempre, ainda não se pronunciou sobre o assunto e provavelmente só o fará após fechar o negócio – previsto para 2 ou 3 semanas. Quem dá mais?

E você? Vê alguma vantagem a mais para o Google? Comenta aí­.

Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments