Já faz algum tempo que o Google lançou (como beta, óbvio) um conjunto de aplicações via web personalizadas. No início a vantagem mais comemorada era a hospedagem gratuita dos e-mails – até 100 contas com 2 Gb cada – e website simples, com modestos recursos, para iniciantes mesmo.
Após alguns upgrades, atualmente o Google Apps conta com dois tipos de conta: Standard e Premier, sendo a segunda vendida por US$ 50 por ano para cada conta. Algumas vantagens foram adicionadas como suporte telefônico, integração com aplicações de terceiros através de APIs, taxa de uptime 99,9% e espaço de 10 Gb para e-mails. As contas Standard continuam sendo gratuitas e agregam além do e-mail e hosting, o calendário, Gtalk e mais recentemente Docs and Spreadsheets – o Office da Google – e Gmail Mobile.
Todos os recursos oferecidos são compartilháveis entre os usuários do domínio e gerenciáveis através de um painel de controle, disponível em vários idiomas. Vale lembrar que a interface do e-mail é o próprio Gmail, só que atendendo com seudominio.com.br.
Vamos ver até quando a Microsoft vai continuar afirmando que o sucesso do Google serviu apenas como um “alerta” para eles.