O Google anunciou seu mais novo e gratuito – para manter a tradição – produto. O Ad Manager é uma aplicação web que permite o gerenciamento completo de anúncios em páginas web, com todas as facilidade de softwares como o OpenX (antigo OpenAds) e features disponíveis no próprio AdWords, produto de anúncios contextuais da empresa.
Pelas características anunciadas, o Ad Manager tem tudo para ser mais um grande sucesso do Google, ampliando ainda mais o seu raio de atuação na Internet e principalmente na publicidade online (ouvi um gemido vindo de Redmond?).
Gerenciamento de Inventário e “Calhau” do AdSense
Como todo bom gerenciador de publicidade online, o Ad Manager possui controle completo do inventário de anúncios, podendo exibir propaganda em locais definidos (ad slots), agrupar os locais por página ou site e definir seus posicionamentos (ad placements) e até mesmo reunir anúncios por tags ou assuntos (critérios definidos por você) em produtos (ad products).
O inventário permite ainda saber quais anúncios estão disponíveis para determinadas datas, locais ou critérios. Dessa forma você evita conflitos de anúncios e espaços vazios desnecessariamente. Mesmo que determinado espaço não possua anúncios vendidos, você não precisa preenchê-lo com um “calhau” (Anuncie Aqui, por exemplo). Em seu lugar você pode definir um anúncio do AdSense, que funcionará da mesma forma que se estivesse ali originalmente.
Controle de Exibição e Direcionamento de Anúncio
É possível controlar qual anúncio ou grupo de anúncios será exibido para o visitante de acordo com o horário, posição geográfica, navegador e/ou sistema operacional utilizado e até mesmo por valores definidos de usuário (se a página exibida é resultado de uma busca, por exemplo).
Também temos o total gerenciamento da freqí¼ência de visualização de um mesmo anúncio pelo mesmo usuário, podendo definir que tal banner só é exibido 1 vez por dia para cada visitante, por exemplo.
Mais controle? Podemos definir qual produto será pago por exibição (CPM), por clique (CPC) ou por dia (CPD). Os valores também são definidos e podem entrar no leilão juntamente com o AdSense – os seus anúncios vendidos só serão exibidos se o valor for maior que os anunciantes do AdSense para aquele slot, naquele contexto. Não há menção ainda sobre o modelo CPA – custo por ação.
Economia de Banda de Servidor
Imagens e Rich Media (flashes, vídeos, etc) são ótimos ladrões de banda, por isso muitos de nós usamos servidores de terceiros para hospedar nossas “multimedia” – imagens no Flickr, vídeos no YouTube, etc. Com o Ad Manager, todas as peças vendidas poderão ser hospedadas em qualquer lugar que você quiser, inclusive nos servidores do Google =). Isso, ZERO de banda para servir anúncios.
Controle de Acesso e Relatórios
Todo tipo de relatórios para saber os mínimos detalhes dos anúncios servidos estão disponíveis na nova ferramenta. Rápidos, precisos e confidenciais, em segundos você pode visualizar suas vendas e exibições nas posições, sites e clientes, com a possibilidade de personalizar a página de exibição, adicionando ou removendo colunas e alterando a ordem de exibição dos ítens.
Se você trabalha com agências e clientes, poderá conceder acesso diferenciado a eles em sua interface, onde eles poderão ter acesso a dados limitados nos relatórios definidos por você. Transparência total.
Infinitas Possibilidades
Quando esse aplicativo estiver disponível – por enquanto só para betas convidados (quase ouvi um lamento do outro lado da tela) – vai facilitar muito o gerenciamento de anúncios em redes de blogs, portais, sites parceiros e mesmo clientes diferentes gerenciados por uma mesma empresa. Acredio até que algumas pequenas empresas de anúncios vão passar a usá-lo para tocar seus negócios, substituindo ferramentas atualmente existentes, algumas caríssimas. Quem sabe até grandes empresas?
Por enquanto nos resta solicitar ao Google uma conta beta e esperar a oportunidade de testar o produto. Eu já estou ansioso, e você?