O mais amado e idolatrado salve-salve serviço de publicação de fotos online, o Flickr do Yahoo!, confirmou hoje os rumores de que lançaria um serviço de vídeos. Não só confirmou como lançou :-). O Flickr Vídeos não é algo separado, como muitos imaginavam. Dentro do conceito do serviço, os vídeos estão presentes como uma “foto longa” ou mais ainda uma “foto em movimento“.
Essa foi a justificativa utilizada no post de lançamento no blog para a limitação de tamanho (90 segundos com 150 MB máximo). Não é para ser portanto, um portal de vídeos concorrente do YouTube, apenas agrega uma funcionalidade ao já consagrado serviço de publicação de fotos.
Talvez até por esse motivo (ou por estarem lançando o serviço í s pressas, frente í pressão da Microsoft para comprar o Yahoo!) muita coisa continua como antes. As URLs continuam especificando qualquer mídia como “Photo” e o próprio serviço ainda é “PhotoStream” no título de qualquer usuário. De minha parte, gostei da mistura, mas um filtro é bem vindo.
Testando o serviço de vídeos do Flickr
Fiz um pequeno teste agora, enviando um vídeo em minha conta – sorry, guys, apenas contas Pro possuem a funcionalidade por enquanto. Os resultados vocês conferem abaixo.
1. Processo de upload do vídeo através do site. Bem rápido.
2. Listagem das fotos, exibindo o vídeo no meio. Diferencia apenas pelo símbolo de play e a palavra vídeo pequena no canto.
3. Exibindo o vídeo no player em flash ao clicar na foto da lista. Leve e rápido. O processamento do vídeo, enviado em MPG também foi rapidinho.
Inserindo vídeos do Flickr em sua página web
Note na imagem acima, abaixo do título uns botões de opção. Um deles é “embed”, que permite inserir o player do Flickr em qualquer página web. O vídeo publicado lá, está aqui embaixo.
Olá!
Não conhecia seu blog. Meus Parabens pelo conteúdo. Estou comecando o meu blog agora, aliás, gostaria que você desse uma olhada e se possível, me passasse um feedback por e-mail. Grande Abraço!
Eu adorei a novidade. Os vídeos não são intrusivos, misturam-se bem entre as fotos no photostream. Podemos esperar a integração de outras funcionalidades nos vídeos, mas eu adorei a simplicidade na forma como foi implementado de início.
tivesse dedicado mais alguns minutos na elaboração deste post para tentar entrar em contato com o pessoal do Flickr ou do Yahoo Brasil, e eles teriam tido todo o prazer do mundo em contar como este é um projeto que está sendo desenvolvido há muito tempo, sua data de lançamento está marcada desde muito antes de se falar em oferta da Microsoft, e das intenções por trás do serviço.
também, deve-se dizer que bastava levar em conta há quanto tempo a novidade vinha sido dada como certa por publicações as mais renomadas na área de tecnologia, para imaginar que pressa, realmente, não foi um fator muito determinante para este lançamento.
O embed é mais clean que o Youtube. Gosto disso. Acho que pode vir a ser um concorrente já nesse momento pois muitos vídeos no youtube tem cerca de 1’30”. É o Yahoo!mostrando as cartas da manga…
PS: Essa menina é uma fofa! Topou participar do vídeo, graciosamente, em nome da ciência. Lindona! Legal é a expressão da pessoa sentada no sofa pensando.. “Ah,meu Deus, lá vem o Manoel com esses testes de internet de novo…”.