Segurança

Ex-BBB Elieser se envolve em acidente de carro

A mensagem abaixo, falsamente enviada pela Folha Online, é um golpe. Usa uma notícia mentirosa para atrair curiosos, mas o link enviado é uma armadilha que instala programas maliciosos no computador do usuário.

Portanto, muito cuidado ao receber mensagens como essa e sair clicando. Se ligue nas dicas para evitar cair nessa armadilha:

  1. A primeira coisa a se perguntar é se a mensagem veio de onde diz vir. O endereço fornecido como remetente “bomba@folha.com.br” não parece ser muito “confiável”, não é? Se quiser tirar uma prova, pode tentar enviar uma mensagem para esse e-mail, supostamente da Folha Online e verificar.
  2. Note que o suposto serviço de envio de matéria via e-mail, não tem um nome, não diz o seu nome no conteúdo da mensagem, nem lhe diz quem enviou para você, afinal, você não assinou nenhum tipo de aviso por e-mail, certo? Costuma receber e-mails da Folha Online que são verdadeiros? Se questione sempre isso.
  3. A mensagem é apelativa e chega a ser estranha, além de ser mal escrita (vírgulas, cadê?). Imagine se os repórteres teriam acesso a “imagens divulgadas” e não saberiam em qual “Hospital” (substantivo com letra maiúscula?) ele estaria internado?

Fuja disso, fique esperto. É BALELA!

Mensagem original (screenshot)

Mensagem original (texto)

De: bomba@folha.com.br
Assunto: Ex-BBB Elieser se envolve em acidente de carro

Foi confirmado hoje pela manhã o envolvimento do ex-BBB Eliéser em um acidente de carro.

Segundo informações apuradas o acidente aconteceu logo após a saída do brother da casa. Eliéser encontra-se internado em um Hospital cujo nome não foi revelado.

Foram divulgadas algumas imagens tiradas logo após o acidente. Confira!

Veja as imagens

Mensagem recebida via e-mail em 11/03/2010

* Colaborou: Thaís Silva, via @nortonbrasil