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Entrevista com Eric Olson do FeedBurner

Por conta da iniciativa da Rede Brasil, o Eric Olson do FeedBurner topou responder algumas perguntas para o Tecnocracia, para elucidar um pouco como funciona o FAN e a monetização dos feeds. Confiram abaixo.

Olá Eric. Por favor, fale-nos um pouco de você e seu trabalho no FeedBurner.

Olá a todos. Meu nome é Eric Olson (blog pessoal) e eu trabalho na Equipe de Serviço a Editores do FeedBurner. Somos responsáveis por recrutar novos editores, sermos um ponto de contato para todos os nossos 350.000 editores e representá-los internamente – seja por novas implementações que eles queiram ver ou apenas por questões de suporte que eles precisem resolver. Nós também escrevemos um blog chamado Dicas do Editor. O blog fornece dicas úteis para ajudar editores a obterem o máximo que as [BP]ferramentas[/BP] FeedBurner oferecem.

O que é a FAN ?

Editores que utilizam o FeedBurner podem se inscrever para fazer parte da FAN. Sendo aceitos, baseado em critérios como número de assinantes e demanda por um tipo de conteúdo especí­fico, a FAN os ajuda a rentabilizar seus feeds e/ou sites. Funciona numa base CPM, ou custo por mil impressões. Os editores possuem total controle sobre o local de exibição dos anúncios, assim como pode aprovar ou não cada anúncio individualmente.

Quantos anunciantes existem hoje na FAN?

Centenas de grandes empresas anunciam conosco na FAN pois reconhecem o benefí­cio em direcionar suas mensagens para a audiência especí­fica que oferecemos. Alguns dos principais anunciantes são Blackberry, Bose, Microsoft e Sony apenas para citar alguns.

Sabemos que não existem anunciantes em português. Por que?

Definitivamente, estamos focados na internacionalização do FeedBurner. Isso pode ser visto nos esforços no Japão, nosso relacionamento com revendedores na Espanha e nossa crescente lista de traduções disponí­veis, incluindo o português. Dito isso, nós simplesmente não nos mudamos para este lado do mercado ainda. No entanto, nós implementamos redes que permitem que blogueiros que qualquer parte se unam em uma rede e disponibilizem “distintivos” em seus sites, chamando os anunciantes a investirem em seus sites e seus feeds.

Que formas de pagamento estão disponí­veis aos anunciantes? E aos editores?

Anunciantes compram mí­dia em nossa rede utilizando todos os métodos padrão de pagamentos disponí­veis (cheque, cartão de crédito, etc). Nós pagamos os editores através do Paypal, que nos ajuda tanto na transferência eletrônica simplificada quanto no controle, um histórico para referência. Se por alguma razão um editor não puder criar uma conta Paypal, nós encontramos uma alternativa.

Existe algum plano para afiliar os editores, de forma que eles possam referenciar anunciantes na rede e serem pagos por isso?

Enquanto não existe um plano de incentivo explí­cito para editores que recrutem anunciantes, quem o fizer vai ganhar o benefí­cio de incrementar as revendas de anúncio. De fato, é um bom acordo já que eles podem continuar focando no que fazem de melhor (publicar conteúdo) enquanto nós cuidamos de servir anúncios em feeds e sites assim como auditar e cuidar da performance dos anúncios.

A Rede Brasil é uma iniciativa de criar a maior rede do FAN para o idioma português. Você acredita que isso pode realmente aumentar as vendas de anúncios em português?

Absolutamente. Quanto maior for a audiência de uma rede em particular, mais atraente ela será para os anunciantes. Como não temos atualmente banda para mover para o mercado de lingua portuguesa, a rede será a ferramenta primária de vendas. Da mesma forma, se nós recebermos solicitações de compra de espaço publicitário em português, nós teremos uma rede já existente para vendê-lo.

Quantos blogs em português vocês tem atualmente no FeedBurner?

Não temos um número exato nesse momento, mas acredito que a Rede Brasil, com 131 editores, é uma excelente indicação de que existe um significante e crescente número de blogueiros Brasileiros.

O que acontece se um anunciante quiser publicar em determinado blog, não exatamente uma rede?

O FeedBurner fornece aos anunciantes uma gama muito rica de acesso a mais blogs e feeds que qualquer outra rede de anúncios. Editores que participam de nossa rede se beneficiam das oportunidade de [BP]promoção[/BP] associado a fazer parte de um canal de conteúdo. O FeedBurner oferece locais de exibição por canal (exemplo: Negócios, Viagens, PC e Jogos). Nós oferecemos também mais redes direcionadas através desses canais como Marketing e Publicidade, Moda e Musica para citar alguns.

Nós notamos que existe um valor fixo de CPM na Rede Brasil e outras redes. Quais as regras que definem esse valor? Como aumentá-lo?

Para novas redes o FeedBurner define um valor inicial de US$ 3 CPM e aumenta de acordo com a demanda de anunciantes. Temos recebido solicitações de coordenadores de redes que preferem definir um valor CPM fixo para suas redes, e como todas as requisições de novas funcionalidades está sendo avaliada, mas nenhuma mudança está planejada nessa direção.

Veja a versão original da entrevista [inglês].