Internet

DDA Bradesco Cadastre-se

Com o oportuno lançamento do DDA (Débito Direto Autorizado – uma espécie de boleto eletrônico) em todos os bancos e a consequente chuva de propagandas sobre o novo processo, os farsantes estão deitando e rolando nas vítimas. Como os anúncios não deixam claro de que se trata de um procedimento opcional, as mensagens chegam como “alertas” de “recadastramento” sob a pena de desabilitar o acesso à conta do correntista.

Na mensagem abaixo, falsamente atribuída ao Bradesco, os bandidos exploram essa faceta da Engenharia Social e avisam que o recadastro será feito mediante “confirmação dos dados”, encaminhando um link para rapto de informações, no endereço: www.mz.gov.kz/tender/files/file_0.962700001207975189.doc/www.bradesco.com.br/cadastramento-dda-bradesco.php

Destrinchando o endereço temos vários indícios do golpe, sem a necessidade de clicar para “pagar pra ver”:

  1. O domínio do link é mz.gov.kz (uma página governamental no … Cazaquistão?)
  2. Um endereço falso de arquivo “documento” com nome estranhíssimo, composto de diversos números. Identificou seu CPF no nome do arquivo? Ou de sua conta corrente, talvez?
  3. O falso direcionamento para o domínio do Bradesco no Brasil, sendo que é uma pasta, na verdade, apontando para um arquivo .PHP (um executável no servidor).

Fora o óbvio, tem o preventivo, não é? Se você acompanha o Balela há algum tempo, sabe que:

  1. O Bradesco (ou qualquer outro banco brasileiro) não solicita recadastramento de nada via e-mails, ou via site. Tudo que se faz é com segurança, na agência ou no caixa eletrônico e eles só não pedem sua impressão digital porque a Identificação Biométrica ainda não é uma realidade por essas bandas.
  2. O Bradesco avisa em sua página que não envia e-mails com links ou arquivos anexos para os seus correntistas. Você, como correntista, deveria saber disso.
  3. Ah, você não é correntista do Bradesco? Então porque clicaria nessa mensagem, não é?

Mensagem original (screenshot)

DDA Bradesco - Recadastramento [BALELA]

Mensagem original (texto)

De: atendimento@chegou.net
Assunto: DDA Bradesco Cadastre-se.
Data: 5 de novembro de 2009 01:00:31 BRST

DDA Bradesco

Prezado Cliente,

Comunicamos que desde o dia 19 de outubro de 2009 será obrigatório o cadastramento no DDA Bradesco para o acesso ao Internet Banking Bradesco, caso não seja feito o cadastramento seu acesso ao Internet Banking Bradesco será bloqueado.

Com o Débito Direto Autorizado Bradesco você não precisa mais se preocupar com boletos de papel, basta se cadastrar para concentrar tudo aqui no Bradesco e pagar* eletronicamente onde você estiver, de uma maneira muito mais fácil e cômoda.

Cadastre-se agora no DDA Bradesco.

Banco Bradesco-S/A.

Atenção: O cadastramento do DDA Bradesco só serão efetuadas após a confirmação dos dados  (próximo acesso).

Todos os direitos reservados. Banco Bradesco S/A

Mensagem recebida por e-mail, diversas vezes entre outubro e novembro.