Segurança

Da uma olhada no video que a garota coloco no blog dela – balela em scrap do orkut

A disseminação de trojans e vírus por meio de links maliciosos enviados em recados e depoimentos do orkut já virou rotina. A regra é clara: não clique em nada vago, impessoal e geral que brote no seu orkut.

Olha essa balela do vídeo do Happy Tree Friends:

  1. O scrap não traz um cumprimento (nem um “Oi, Lu!” ou coisa que o valha) e não diz nada pessoal. É uma mensagem geral, enviada para o maior número possível de orkuteiros, na esperança de que um ou outro caia na conversa fiada.
  2. O texto tenta convencer o destinatário de que a mensagem é muito, muito interessante, apelando para a curiosidade.
  3. Erros de português? Abundantes e tosquíssimos.
  4. Um “clique aqui” enorme aponta, supostamente, para o feed do blog happyfriendsoo1.blogspot.com. Se você clicar, será levado à tela de exibição de feed do orkut (abaixo).
  5. Parece um player de vídeo, mas é uma simples imagem com um link que conduz ao site happyfriends.serveblog.net. Nada a ver com o primeiro link, hein? O serveblog.net é um domínio gratuito, habitat perfeito para páginas mal-intencionadas.
  6. Esse link tenta descarregar automaticamente o arquivo malicioso Trojan-Downloader.Win32.Small.ib. Ainda acha “emgrasado”? Quem tiver o computador invadido por esse cavalo de tróia não achará a menor graça.

O Happy Tree Friends existe e é mesmo divertido (se você gosta de humor negro). Siga o link e dê boas gargalhadas – sem que riam de você mais tarde, de posse das suas senhas e dados bancários.

Lembre-se: não aceite links de estranhos.

Mensagem Original (screenshot):

Happy Tree Friends falso

Tela exibida ao clicar no link acima:

Happy Tree Friends falso

Mensagem Original (texto):

Da uma olhada no video que a garota coloco no blog dela!!!
Happy Tree Friends.. Acho que e o video mais emgrasado que eu ja vi no Orkut.Se prepare para sorrir muito…

CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO!

Recado (scrap) recebido no orkut em 31 de janeiro de 2008.

[tags]orkut, scrapbook, trojan, video[/tags]

Muito interessante a iniciativa de instruir a já inchada parcela de internautas descerebrados inocentes… Creio que esse não seja um problema informacional, contudo, e sim social. A maior parte dos usuários que caem nesses truques ridículos e sem criatividade nenhuma não leria os textos desse site (pelo simples motivo de não entender/não ter o costume) e não confiaria em nenhum artigo com boa concordância nominal e sem erros ortográficos.