Segurança

Cuidado com vírus – O boato do “BOM DIA”

Típica mensagem de alerta que recebemos aos kilos de amigos desesperados – alguns inclusive achando que poderiam já ter encaminhado o tal “BOM DIA” para outros. Gente, atentem para o seguinte:

  1. Mesmo que você utilize um programa de e-mail inseguro como o MS Outlook (recomendo o Thunderbird), nenhum vírus com capacidade de apagar seus arquivos poderá ser automaticamente executad. Isso não seria uma falha de segurança somente do seu programa de e-mail, mas também do seu sistema operacional (Windows, no caso).
  2. A mensagem, como em todo boato, não cita tempo, data, local onde isso ocorreu da primeira vez, não cita a fonte da informação e muito menos uma solução para acabar com a praga. Somente pede para encaminhar a todo o planeta Terra e se possível aos ETs, além de colocar o velho apelo “URGENTE”, nesse caso no superlativo.
  3. Em todo caso, NUNCA abra um arquivo executável que venha anexo em seu e-mail, mesmo que venha de um conhecido e com qualquer texto que venha no campo assunto. Arquivos executáveis podem conter vírus, spywares, malwares, trojans e todo tipo de porcaria que pode, entre outras coisas malévolas, apagar o seu disco rígido!

Mensagem Original (texto)

U R G E N T I S S I M O !!!

Durante as próximas semanas estar atento e não abrir nenhuma Mensagem que receba cujo título seja: BOM DIA, Independentemente de quem lhe enviou o mail, PORQUE VIRÁ DE ALGUÉM DA SUA LISTA… POR FAVOR FAÇA CIRCULAR ISTO ENTRE TODA SUA FAMÍLIA E AMIGOS.. NÃO ABRIR O “BOM DIA”. É um vírus que pode apagar todo o Disco rígido C:

LEMBRE-SE: Este vírus vem de uma pessoa conhecida, DA SUA lista de endereços. Por favor, envie este e-mail a todos seus contactos. É preferível receber 25 Vezes esta mensagem que perder tudo.

Se receber um correio chamado BOM DIA , não abra e apague-o mediatamente!
Este vírus suprime OS arquivos Inteiros de seu computador.

Mensagem original recebida em 5/06/2007

* Colaborou: Lúcia Freitas

Não Silvia. Os odiosos slides musicados do PowerPoint não são executáveis. São arquivos que pedem um executável (o PowerPoint :o) para poder funcionar (portanto não rodam “sozinhos”). O que pode acontecer é um pps pedir pra você rodar uma “macro”: uma sequência de comandos que o pacote Office aceita e que podem ser manipulados para prejudicar sua máquina. Felizmente, a Microsoft percebeu o poder de fogo das macros e colocou inibidores para sua execução. Você manda executar se quiser. Mas vamos falar sério: prefiro um chute na canela a ter que abrir um pps…

De acordo com o segyuinte texto:

(…)”Em todo caso, NUNCA abra um arquivo executável que venha anexo em seu e-mail, mesmo que venha de um conhecido e com qualquer texto que venha no campo”(…)
Se formos levar ao pé da letra,não poderemos abrir nenhum arquivo dos nossos contatos, porque muitos vem com arquivo executável, como por exemplo o PPs
Atenciosamente
Silvia

Considero-me um aprendiz apedeuta, tentando adquirir conhecimento com os veteranos e experts. Mas intuitivamente não creio nessas msgs alarmistas igual aquela do Bom Dia. Em São José do Rio Preto existe um jornal diário com esse titulo, ligado à rede de televisão local TV Tem. Quem solta um boato desses o que sera que visa atingir ? Só pelo “prazer” de estar enganando todo mundo e de ver sua mentira rapidamente espalhar-se, será ?
Abs EMP

Ja mandei pa minha lista de amigos isso.
Espero que todo mundo faça o mesmo.
Esses caras k criam esses viruzinhos deveriam comer m**** durante 15 dias.