O Orkut vai mudar, mas, inicialmente, não para todos os usuários. Repetindo a estratégia de sucesso do seu lançamento, para visualizar o novo site o usuário precisa ser convidado por outro que já possua a nova interface habilitada. Alguns usuário foram sorteados e já estão visualizando e testando o novo Orkut.
Com essa estratégia, o Orkut espera repetir o mesmo burburinho gerado no início das atividades da rede social no Brasil. As pessoas ficaram curiosas sobre o serviço e começavam a procurar entre os amigos e na Internet por convites. Nessa procura, acabavam gerando o interesse de outras pessoas que não haviam ouvido falar do site.
A nova interface do Orkut segue a tendência mundial dos sites de redes sociais: ser parecido com o Twitter. A seção de “atualizações” que hoje ocupa uma parte inferior da tela, virou a vedete da primeira página, da mesma forma que o Facebook fez meses atrás. A pergunta no topo, “What are you up to?”, incentivando o usuário a dizer algo para seus amigos (tal qual o Twitter e Facebook), comprova a tendência.
A estrutura do site não mudou muito, mas as alterações ao meu ver, tornaram a navegação mais simples e a aparência mais leve e limpa. Além disso, a personalização de suas páginas também será liberada. Tanto as cores do seu perfil podem ser alteradas quanto a seção “Sobre Mim” poderá utilizar mais que texto, ganhando opções de adicionar fotos, vídeos ou aplicativos Open Social.
Num cenário onde o Facebook vem crescendo no Brasil, esse pode ser um passo importante para o Orkut manter sua liderança nesse mercado, ganhando talvez um novo fôlego.
Para saber como ganhar acesso ao novo Orkut, fique ligado em sua lista de amigos. Quem tiver o símbolo ao lado de seu nome, já está usando a nova versão e provavelmente tenha convites para distribuir. É só pedir.
PS: Preparem-se para vendas de convites para o novo Orkut no Mercado Livre em 5 … 4 … 3 …