A Internet, desde que se popularizou, é um terreno propício í criação de engodos. Não que “aqui fora” isso seja menos evidente, mas a facilidade na criação de sites e [BP]ferramentas[/BP] online aliada a vulnerabilidade das pessoas face a tentação do clique, torna a grande rede mundial uma verdadeira fábrica de fraudes.
Já comentei anteriormente sobre cuidados básicos com e-mails e URLs estranhas, cliques em links desconhecidos ou abertura de arquivos anexos. Mas como resistir aos brindes e [BP]promoções[/BP] pipocando nas telas dos computadores, principalmente daquelas pessoas que gostam de “navegar” (ou surfar, como queiram), procurar passatempos, piadinhas, animações para enviar a todos os seus amigos que fazem a mesma coisa diariamente? Eis que surge o modelo de golpe ideal.
Como Funciona
O usuário entra em um site, que explica rapidamente a mecânica da “promoção”: Ache 4 ícones como esses ao lado, nos 4 sites abaixo e nos envie por e-mail (?). Se você for o primeiro a encontrar os 4 ícones, vai ganhar mil dólares!! Nossa! É bem convidativo não? Melhor que aquele outro que pedia pra ficar pelado e gravar um vídeo.
Avaliando os 4 sites onde os tais ícones estariam escondidos, notamos que 3 deles são ilustres desconhecidos. Dos três, um é só fachada para fazer link para o próprio “[BP]jogo[/BP]” e o ícone aparece logo na home; um outro é um mashup do Google Custom Search – obviamente ligado a uma conta AdSense – e o ícone aparece em uma página “Why” após a primeira busca (alguns centavos de dólar na conta do dono do site); O terceiro site é um digg-like também desconhecido somente com notícias do tipo “eu odeio”. Ah! O outro site? O portal de [BP]TV[/BP] do Yahoo, onde obviamente não se encontrará tal ícone.
Pegaram a trama? Promove-se um site desconhecido (o tal digg-like) com praticamente nenhum investimento, criando-se um buzz qualquer sobre um jogo que não existe e não premiará legitimamente ninguém, ganha-se dinheiro com o Custom Search e ainda arrecada-se um porrilhão de e-mails de quem ousar enviar os 3 ícones “encontrados” na ilusão de que “quem sabe eles premiem meu esforço”, ou mesmo e-mails reclamando sobre a inexistência do quarto ícone e possível fraude.
É por isso que sempre digo, meninos e meninas, cuidado com seus e-mails, onde clicam, que tipo de sugestões seguem em sites na Internet. Avaliem bem as suas atitudes online, pois elas podem refletir na sua vida offline.
Conhecimento nunca é demais
- Livros recomendados sobre segurança
- Navegador FireFox tem proteção contra fraude online
- Cartilha CERT.br de segurança na Internet : Capítulo Fraudes
[BL:215]Segurança,Internet,Fraudes Online,Criptografia,Anti-Virus[/BL]