Segurança

Cobrança – Falso e-mail da Fininvest

Essa falsa mensagem de cobrança é encaminhada como se fosse enviada pela Fininvest, alegando um débito de parcelas de empréstimo tomado por você. Porém, várias inconsistências podem ser notadas nessa singela mensagem, como relatado abaixo.

  1. Digamos que a Fininvest cometa uma gafe de efetuar uma cobrança por e-mail – todos sabemos que cobradores sempre nos ligam aos domingos 8 horas da manhã ou em horário comercial no telefone do trabalho (só para lembrar, isso é contra a lei). Mesmo que fizessem isso, você não acha no mínimo estranho o e-mail listar os valores do seu débito mas não exibirem o seu nome? Isso está no mesmo banco de dados e seria facilmente inserido em lugar de “Caro Cliente“.
  2. Outro absurdo é que a empresa está te cobrando, mas mesmo assim no topo do e-mail lê-se claramente “Emprestimo Já! Clique aqui“. Se você já está devendo, como eles ofereceriam um outro empréstimo? Para pagar a dívida do primeiro?
  3. Apesar das palavrinhas difíceis (jargão, puro jargão) e escritas corretamente, um olhar mais atento vai notar que é puro “embromation”. A começar com a primeira frase.
  4. Os links, sempre eles. Todo o restante é “cortina de fumaça” para fazer valer o clique. Prestem atenção que eles estão espalhados na mensagem, desde o “Empréstimo Já” até o “Copyright“. E aqui merece-se um destaque. Por que a Fininvest enviaria um e-mail cheio de imagens com links para … as mesmas imagens?! Não há links para serviços da Fininvest, apenas cortinas de fumaça. O principal é justamente o centro das atenções: Extrato da dívida e segunda via do boleto. Ao clicar, pede-se o download do arquivo clone.exe localizado em um domínio relocs.fileave.com. Relocs? Fileave? Por favor, não se deixe enganar com tão pouco! ISSO É BALELA PURA!!!

Mensagem Original (screenshot)

Scam Fininvest

Mensagem Original (texto)

From: fininvest@fininvest.com.br <fininvest@fininvest.com.br>
Date: 31/05/2007 19:46
Subject: cobrança

Débito em atraso

Caro(a) Cliente

No compromisso de mantê-lo sempre atualizado, fazemos questão de informá-lo sobre o que acontece na FININVEST, e em sua adesão.

Sendo assim, informamos que até a data da emissão deste comunicado, não registramos a confirmação do(s) pagamentos (s) do seu empréstimo.

Solicitamos a realização do(s) pagamento(s) nos próximos 10 (dez) dias.
Para tanto, é possível utilizar a mesma fatura que já foi enviada a você.
Caso não tenha mais a fatura favor imprimir a(s) fatura(s) atualizada (s).

Aproveitamos para ressaltar que, caso esta débito não seja regularizado no prazo mencionado, iniciaremos o processo de inscrição junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Se sua prestação já foi paga, por favor, desconsidere esta correspondência e entre em contato com a Central de Relacionamento FININVEST para confirmar a regularização.

07/04/2007_______________________R$ 1.976,90

07/03/2007_______________________R$ 2.045,90

Visualizar extrato de débito (links removidos)

Reimpressão 2º Via de Boleto
Atenciosamente,

CENTRAL DE COBRANÇA FININVEST
www.fininvest.com.br

Mensagem original recebida em 31/05/2007

* Colaborou: Daniel Araújo

Também recebi a mesma mensagem, sem abrir os links do extrato do débito ou 2ª vía do boleto, uma porque nunca peguei empréstimo nenhum com eles e há anos que moro fora do Brasil e outra por temor que pudesse ser um vírus. Mesmo assim escrevi para eles solicitando o esclarecimento da situação. O estranho é que minha mensagem sumiu misteriosamente do meu correio. Mandei novamente exigindo uma resposta. Acho que eles como empresa responsável deveriam no mínimo investigar este tipo de fato que só causa aborrecimento nas pessoas.
Obs. Pela data do comentário anterior vejo que isto vem de longe!