Essa falsa mensagem de cobrança é encaminhada como se fosse enviada pela Fininvest, alegando um débito de parcelas de empréstimo tomado por você. Porém, várias inconsistências podem ser notadas nessa singela mensagem, como relatado abaixo.
- Digamos que a Fininvest cometa uma gafe de efetuar uma cobrança por e-mail – todos sabemos que cobradores sempre nos ligam aos domingos 8 horas da manhã ou em horário comercial no telefone do trabalho (só para lembrar, isso é contra a lei). Mesmo que fizessem isso, você não acha no mínimo estranho o e-mail listar os valores do seu débito mas não exibirem o seu nome? Isso está no mesmo banco de dados e seria facilmente inserido em lugar de “Caro Cliente“.
- Outro absurdo é que a empresa está te cobrando, mas mesmo assim no topo do e-mail lê-se claramente “Emprestimo Já! Clique aqui“. Se você já está devendo, como eles ofereceriam um outro empréstimo? Para pagar a dívida do primeiro?
- Apesar das palavrinhas difíceis (jargão, puro jargão) e escritas corretamente, um olhar mais atento vai notar que é puro “embromation”. A começar com a primeira frase.
- Os links, sempre eles. Todo o restante é “cortina de fumaça” para fazer valer o clique. Prestem atenção que eles estão espalhados na mensagem, desde o “Empréstimo Já” até o “Copyright“. E aqui merece-se um destaque. Por que a Fininvest enviaria um e-mail cheio de imagens com links para … as mesmas imagens?! Não há links para serviços da Fininvest, apenas cortinas de fumaça. O principal é justamente o centro das atenções: Extrato da dívida e segunda via do boleto. Ao clicar, pede-se o download do arquivo clone.exe localizado em um domínio relocs.fileave.com. Relocs? Fileave? Por favor, não se deixe enganar com tão pouco! ISSO É BALELA PURA!!!
Mensagem Original (screenshot)
Mensagem Original (texto)
From: fininvest@fininvest.com.br <fininvest@fininvest.com.br>
Date: 31/05/2007 19:46
Subject: cobrançaDébito em atraso
Caro(a) Cliente
No compromisso de mantê-lo sempre atualizado, fazemos questão de informá-lo sobre o que acontece na FININVEST, e em sua adesão.
Sendo assim, informamos que até a data da emissão deste comunicado, não registramos a confirmação do(s) pagamentos (s) do seu empréstimo.
Solicitamos a realização do(s) pagamento(s) nos próximos 10 (dez) dias.
Para tanto, é possível utilizar a mesma fatura que já foi enviada a você.
Caso não tenha mais a fatura favor imprimir a(s) fatura(s) atualizada (s).Aproveitamos para ressaltar que, caso esta débito não seja regularizado no prazo mencionado, iniciaremos o processo de inscrição junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Se sua prestação já foi paga, por favor, desconsidere esta correspondência e entre em contato com a Central de Relacionamento FININVEST para confirmar a regularização.
07/04/2007_______________________R$ 1.976,90
07/03/2007_______________________R$ 2.045,90
Visualizar extrato de débito (links removidos)
Reimpressão 2º Via de Boleto
Atenciosamente,CENTRAL DE COBRANÇA FININVEST
www.fininvest.com.brMensagem original recebida em 31/05/2007
* Colaborou: Daniel Araújo