Um novo golpe está sendo aplicado nos clientes do Banco Real e é provável que também se aplique ao Santander. Basicamente, o golpista usa de engenharia social para convencer a vítima a fornecer os algarismos de 3 dígitos, usados após o fornecimento da senha em caixas eletrônicos e, em alguns bancos, também no Internet Banking.
O grande perigo e fator de atenção aqui é o fato de o golpista possuir, e informar à vitima, todos os seus dados pessoais, como: número do CPF, endereço, número e categoria da conta bancária, filiação, etc. O que sugere vazamento de informações internas e exige investigação. A única coisa que o bandido pede são os 3 números de confirmação para, segundo ele, validar as operações de migração da conta bancária do Real para o Santander.
Algumas dicas para você, leitor, caso um dia receba uma ligação parecida com essa:
- Nunca, sob hipótese alguma, informe por telefone sua senha, seu código de verificação ou os 3 números finais do seu cartão de crédito (na parte de trás). Esse último, por exemplo, sempre é solicitado para concluir uma compra por telefone – e infelizmente obrigatória, mas nesse caso, você pode questionar caso dê problema;
- Sempre que alguém te ligar informando ser de um banco ou coisa parecida, a qualquer sinal de desconfiança, peça para que você ligue de volta. E antes de fazer isso, ligue no número reconhecido como da instituição da qual a pessoa se identificou, e confirme se esse procedimento está sendo feito. É muito difícil pensar nisso quando a pessoa tem todos os seus dados na mão, mas lembre-se que é impossível determinar a origem de uma ligação que alguém faz para você, sem equipamentos especiais;
- Se você recebeu alguma ligação de banco ou similar e já forneceu seus dados, ligue imediatamente para a instituição informando o ocorrido e pedindo informações sobre o procedimento. Pode ser só uma neura sua, mas pode não ser e sua ligação impedir estragos no seu extrato.
Abaixo você pode conferir o relato de Edemilson, a pessoa que sofreu o golpe e me relatou para inserção aqui no site. Aproveito para agradecer ao Edemilson, pois seu relato pode abrir os olhos de outras pessoas e evitar que esse golpe se alastre.
Relato do golpe
Hoje de manhã recebi a ligação de um homem se identificando como gerente de relacionamento Van Gogh do Banco Real e que estava encarregado de atualizar informações e informar clientes sobre o processo de migração Real para o Santander.
Ele falava muito bem, e parecia ser realmente de telemarketing, perguntando, inclusive se gostaria que ligasse mais tarde caso eu estivesse ocupado.
Depois disso ele me confirmou vários dados e eu só precisei dizer se estava correto: nome completo, CPF, RG, nome mãe e pai, cidade de origem, endereço, etc. Além do fato de saber meu número de agência, conta e que era cliente Van Gogh.
Fato: eu não fui roubado recentemente (exceto no começo do ano, mas em Buenos Aires, na Argentina. De qualquer maneira, foram apenas cartões e CNH, não havia endereço, nem nada parecido).
Então ele afirmou que no processo de mudança quase nada se alterava, ele disse apenas que talões de cheque e cartões de crédito seriam re-enviados com a nova identidade visual do Santander.
Eu concordei em receber novos talões e cartões e ele disse que eu só precisava confirmar o procedimento informando meu código de indentificação com 3 dígitos.
Antes disso, ele reforçou que não era a senha e que a senha não poderia ser fornecida a ninguém. Ele disse que o tal código era apenas para me identificar no sistema.
De fato, em nenhum momento recebi qualquer comunicado do Banco Real falando sobre o que o tal Código de Identificação, apenas cadastrei esse número um dia no caixa eletronico e utilizo para saques.
No final da ligação a pessoa disse que devido às atualizações no sistema do Real para comportar a migração para o Santander, que eu ficaria hoje com o Internet Banking e o Disque Real indisponíveis mas que amanhã tudo se normalizaria. Desliguei o telefone.
Cerca de 4 horas depois, uma pessoa do Controle de fraudes do Banco Real me ligou para confirmar a compra de 3 regarcas no valor de R$ 100 cada na manhã de hoje.
Não reconheci a compra e foi nesse momento que percebi o golpe.
A atendente começou a dar entrada no processo de fraude e me comunicou que: através do meu Código de Identificação, a pessoa/golpista alterou as senha do Disque Real, cancelou meu usuário no Internet Banking, recastrou novos usuário e senha e fez a tal compra de recarga.
Obviamente discuti revoltado sobre a possibilidade de fazer tudo isso com apenas o código de identificação, inclusive conseguir alterar outras senhas. Ela disse que o motivo é pq o código também é uma senha.
Em seguida ela me fez responder a várias perguntas que incluiam: comprou pela web? outra pessoa tem acesso às senhas? E a pergunta que fez algum sentido foi se eu fiz algum financiamento recentemente, o que é verdade já que financei um carro pela Aymoré, que aliás, é do Banco Real. Parece que aí existe uma brecha.
Ela também perguntou se eu tinha Bina no telefone, eu disse que sim e passei para ela o telefone de origem da chamada do golpe: (11) 7744-2503.
No final ela me disse que em até 48hs iria creditar os R$ 300 e que eu poderia ser contactado para prestar outroas informações. Para normalizar a situação com as minhas senhas, terei de comparecer até a minha agência!
Depois de desligar, eu liguei no tal celular (com meu ID de celular desativado) e quando um homem atendeu, perguntei sobre algum Roberto e ele disse desconhecer e se recusou a dizer de onde estava falando.