Segurança

Cartão de Natal no Orkut? Fuja!

O velho “você recebeu um cartão” ganha força quando se aproximam datas comemorativas: Natal, Ano Novo, Dia dos Namorados… Em dois dias, recebi dois “cartões” (leia-se: arapucas) – um via email, outro pela página de recados do orkut. Aliás, você sabe que esses recados do orkut são uma mina de ouro para disseminar arquivos maliciosos, não sabe? Redobre seus cuidados com eles.

  1. O tal cartão de Natal que recebi como “scrap” do orkut vinha de alguém que não conheço. Primeiro motivo para desconfiar seriamente.
  2. Ao deixar o mouse sobre o cartão, o endereço na barra de status (aquela barrinha horizontal na parte inferior do seu navegador – se ela não aparece aí, ative-a no menu Exibir/Barra de status) era pra lá de suspeito e já indicava que haveria um download. Todos os alarmes ligados.

Atenção: não faça isso em casa! Cliquei no “cartão” e o antivírus berrou na hora: “ei, é trojan, não faça esse download!”

Cartão de Natal no Orkut - trojan

Alto e claro: Trojan-Downloader.Win32.Banload.fgb.

De brinde, ainda avisou que a página é uma fraude:

Cartão de Natal no Orkut - fraude

Moral da história? Não clique em nenhum cartão de natal ou do que quer que seja! Simples assim: não clique! Na pior das hipóteses, você terá perdido uma mensagem besta, com musiquinha e estrelinhas piscantes; em 99% dos casos, terá se livrado de um arquivo malicioso e de uma tremenda dor de cabeça.

Mensagem Original (screenshot):

Cartão de Natal no Orkut

Mensagem Original (texto)

Já estou antecipando o natal….
aposto que vai mandar esse cartão pra todos seus amigos!

feliz natal! rs

Mensagem originalmente recebida via scrap no Orkut em 14/12/2007

[tags]Cartão,Orkut,Trojan,Natal[/tags]