O galpão da bienal tem cartazes espalhados por todos os cantos, convocando as pessoas a participarem da Campanha Pela Liberdade de Diversão, que critica a proibição do jogo Counter Strike no Campus Party e no Brasil todo. Conversei com o Thiago Baptista, de Belo Horizonte, um dos criadores da campanha.
A idéia surgiu aqui mesmo, durante o evento, quando ele soube do cancelamento do campeonato de CS. Na mesma hora começaram a agir, conversaram com a organização, que permitiu que eles fizessem o protesto pacífico em prol da diversão. Cartazes foram distribuídos e até um papel de parede disponível no blog deles está sendo baixado e adotado por muitos gamers e moders inscritos no evento.
Além disso, eles estão organizando uma manifestação durante a entrega de prêmios dos campeonatos que aconteceram durante a semana, hoje, í s 22 horas. Thiago diz que a idéia é mostrar o quanto os jogadores estão indignados com a proibição, de uma forma pacífica e criativa, até mesmo para contestar as justificativas que tentam explicar a censura.
“Não existe um único caso no Brasil que comprove essa afirmação de que o jogo estimula a violência ou ensina táticas de guerrilha. Muitos outros jogos tem a temática de guerra e tiros e não são proibidos. (…) Não acredito que algum grupo da sociedade tenha exigido esse bloqueio. (…) Tanta coisa muito mais urgente e importante que merece atenção de nossos políticos e eles ficam se preocupando com um jogo.”
Thiago Baptista em entrevista para o Tecnocracia
Casemod, projeção e muito jogo
Thiago, com seu computador de dar inveja
Thiago não veio para o Campus Party exclusivamente para jogar. Nem mesmo se inscreveu na área Games. Ele e mais dois amigos de BH vieram exibir sua criação, um super computador que custa cerca de 15 mil reais montado. Processamento e memória sobrando, efeitos visuais, refrigeração í agua, projetor, monitor tela plana digital e enorme, uma máquina de dar inveja e ser admirada (de babar mesmo).
Os amigos, que possuem uma revenda de equipamentos, se declaram “fanáticos por tecnologia” e falam, em seu blog, sobre periféricos, novidades na área de hardware e muito mais.