Segurança

Batom com chumbo causa câncer?

Essa é velha, mas continua circulando! Suas primeiras ocorrências datam de 2003 e possuem diversas pequenas variações. Basicamente a mensagem assusta as mulheres leitoras, pois fazem uma lista da maiores marcas de cosméticos do mundo, alertando-as para a existência de chumbo composição de batons (essa versão inclui ainda rouge e lápis de olho) e que o mesmo causaria câncer.

Abaixo a tradução para o português de uma das variações. Notem os seguintes pontos que denunciam a balela:

  • Antes de tudo, quem é Dra Elizabeth Ayoub? Onde ela trabalha? Qual sua linha de pesquisa? Quais os links para os resultados dessa pesquisa que originou um alerta (todo alerta médico deve ser comprovado)? Qual a nacionalidade de Elizabeth? E sua titulação, é garantida por qual instituição? Se não há dados, é mentira.
  • Chumbo não é uma “substância” (em outra variação, o termo “substância química” é utilizado). É um metal pesado, elemento químico constante na tabela periódica como Pb e nenhum estudo conclusivo aponta-o como causador de câncer. O chumbo, no entanto é causador de uma síndrome chamada Saturnismo e por causa disso seu uso em produtos é extremamente restrito. Já não existem mais canos e tintas produzidos com chumbo, por exemplo.
  • O teste sugerido – como forma de convencer alguém – simplesmente não funciona para a afirmação do boato, pois o ouro não reage com chumbo. Portanto, se houvesse chumbo na composição do batom, ele não iria se “denunciar” na presença de qualquer objeto feito de ouro.
  • Como todo boato, o e-mail fecha pedindo que se espalhe essa mentira por todos os cantos. Por favor, não faça isso.

UPDATE (2013): O boato voltou com força total nas redes sociais, especialmente o Facebook. Se você pesquisou antes de compartilhar, parabéns! Agora indique esse link para o seu amigo.

Mensagem em texto de “Atencion mujeres”, o boato do batom com chumbo

Mulheres: Atenção para o batom (rouge, lápiz de labios) que usam

A Dra. Elizabeth Ayoub, é médica biomolecular e emitiu um alerta para
batons contendo chumbo, que é uma substância cancerígena.

Recentemente a marca chamada “Red Earth” diminuiu os preços de R$67,00
para R$ 9.90 !

Por quê? Porque continha chumbo (plomo).

As marcas que contêm chumbo são:

  • CLINIQUE
  • ESTÉE LAUDER
  • SHISEIDO
  • RED EARTH (Lip Gloss)
  • CHANEL (Lip Conditioner)
  • MARK AMERICA
  • MOTIVES LIPSTICK
  • A V O N

Quanto maior o conteúdo de chumbo, maior a chance de causar câncer. Depois de fazer um teste em batons, foi constatado nos batons da AVON o maior nível de chumbo. Fique atenta para esses batons que supostamente têm uma fixação maior. Se seu batom fixa mais, é devido ao alto nível de chumbo.

Eis um teste que você pode fazer:

  1. Ponha algum batom em sua mão;
  2. Com um anel de ouro esfregue sobre este batom;
  3. Se a cor do batom mudar para preto, então você sabe ele contém chumbo.

Por favor, envie esta informação para todas as suas amigas.

Obrigada.

Ana Isabela Lopes Sales – Doutoranda – Área: Biologia Celular e Molecular do Laboratório de Genômica e Biologia Molecular Bacteriana.

Mensagem original recebida por e-mail em 2/04/2007

* Colaborou: Lúcia Freitas

Bom, o site citado pela Bruna explica bem o porque do teste… e os resultados! Sou solidária com a Sra. Elizabeth Ayoub que teve o seu nome vinculado a esta falácia. Sei que a forma de combater o uso indevido do seu nome é usar dos meios virtuais já que o processo é praticamente inviável tendo em vista a dificultade de identificar o polo passivo… Quem começou com esta “brincadeira” e quem passou para frente a palhaçada? Inviável!
Eu já fiz o favor de divulgar, este, o site citado pela Bruna e também o http://www.quatrocantos.com para minhas amigas se informarem a respeito desta falácia! E consequentemente entenderem que a Elizabeth não tem nada a ver com a história!

Fica preto e não tem nada a ver com ácido úrico, se vc colocar em um pano vai ficar preto do mesmo jeito… Sabemos que é mentira mas digam a verdade… q dá uma polida no ouro e na prata dá neh heheheh beijão!!!

Acabei de receber um e-mail sobre este suposto perigo dos batons, por uma pessoa de boa fé, mas sem conhecimento de química. Eu sabia que não devia ser verdade, mas resolvi checar na rede. Uma breve pesquisada no Google me trouxe a este site, que enviei para essa pessoa se informar.

Sei que pode haver até existir casos de produtos perigosos sendo comercializados, mas o problema é que na era do e-mail ficou fácil circular boatos e incutir medo nas pessoas. As “denúncias” se banalizam. Uma pena com o que está acontecendo, solidarizo-me com a Dra. Maria Elizabeth Ayoub.

Prezada Senhora,

So tenho uma coisa a dizer. Para mim isso e crime. E se alguem usasse o meu nome de tal maneira eu tomaria medidas para colocar
a pessoa na cadeia. Mas pelo que vejo, nenhuma das companhias
envolvidas ou melhor prejudicadas tomou (pelo menos que eu saiba)
tomou providencias no sentido de um esclarecimento.

Sou ou melhor era usuaria dos batons em palta e confesso que a principio me assustei e deixei de usa-los como precaução.

Se os fabricantes dos batons nao estao tomando providencias, que mais posso fazer eu se nao deixar de usa-los como ja disse por medida de precaução.

Quando recebi o e-mail imediatamente contatei minha revendedora AVON pedindo um esclarecimento e a resposta que tive foi que tratava-se de uma mentira. Mas pergunto, sera? E se e uma mentira, porque nao processar as pessoas que fizeram essa mensagem? Isso ja vem circulando a anos e ate agora nao conseguiram fazer uma parada nessa difamação?

Lamentavel,

Deixo aqui o meu abraço e

Um abraço, Nione Costa

Bom dia pessoal,

Recebi somente hoje este anúncio e fui procurar informações no “Reclame aqui Avon” e vejam o retorno da mesma:

São Paulo, 16 de novembro de 2008

Ao site Reclame Aqui
Defesa do Consumidor

Sempre preocupada com o melhor atendimento de seu cliente, a Avon agradece a oportunidade de se manifestar neste canal de comunicação sobre o caso da Sra. Zilda Aparecida Petrucci Fernandes.

Há mais de dois anos tem circulado pela Internet uma mensagem que coloca em dúvida os consumidores sobre a possibilidade de existência da substância chumbo em batons de diversas empresas em dosagens que provocariam danos à saúde. Sobre esta questão, com intuito de esclarecimento à população, a Avon informa que são realizadas avaliações quanto à segurança toxicológica de todos os produtos comercializados, incluindo análise de níveis residuais de substâncias tóxicas na matéria-prima. A companhia conta com uma área de especialistas em Toxicologia in vitro e in vivo, localizada no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Suffern, nos Estados Unidos, que conta com mais de 300 cientistas.

Em relação à mensagem Cuidado com seu batom, ou Chumbo no Batom, não há base científica que suporte a afirmação. Também não há base técnica para o teste sugerido, afirmando que o escurecimento do material evidencia a presença de chumbo.

Normalmente a presença residual de chumbo, eventualmente presente em pigmento, está na ordem de ppm (Parte Por Milhão) e somente é possível de ser detectada por meio de instrumentação adequada (espectrometria de absorção atômica), não causando nenhum dano ao usuário deste tipo de produto.

O Brasil possui regulamentação específica que determina níveis de segurança para presença de resíduos de metais pesados (como o chumbo). A Avon cumpre integralmente as legislações local e internacional, assim como os fornecedores com os quais tem parceria.

Destacamos que estamos à disposição para esclarecer dúvidas relativas aos produtos e serviços prestados, bem como para receber sugestões, por meio do telefone 0800 708 2866 (0800 708 AVON), de segunda a sábado das 8 às 20 horas ou pelo site http://www.avon.com.br.

Atenciosamente,
Júlio Lopez
Gerente do Call Center
Avon Cosméticos

Não acredito em quase nenhum desses emails que pretendem assustar as pessoas.
Lembro que desde criança se usava passar batom em anéis e alianças de ouro para deixá-los brilhando e o pano que o polia ficava escuro, penso que pq retirava a sujeira, poluição do anel………. acho simples. Pesquisei na internet e creio que é mais uma das bobagens que criam
Sempre que desconfio, confiro.

Eu revendo AVON, e creio que por trás desse infame boato, algúem tá querendo se promover, ou apenas acabar de vez com as nossas revendas, fazendo assim que outra concorrente sei lá quem, ganhe méritos por alguma coisa. Já ouvi boatos há tempos atrás que a NATURA fazia testes em animais, o que pra muitos seria recebido com muita tristeza. Isso tudo pra mim não passa de alguém querendo se promover, e-mails nessa época não são mais confiaveis da parte de ninguém nesse adorado planete cheio de picaretas.

Eu já comprei batons da avon, e nas duas vezes que usei batom na forma líquida tiver uma forte alergia nos lábios desde a primeira aplicação. Então após isso nunca mais usei batons na forma líquida, será que possui mais chumbos?

Percebi que o e-mail é uma farsa, mas ninguém ainda nos respondeu à questão referente ao teste que a mão realmente fica preta, como a mensagem da Tereza.
Eu também fiz o teste e estou muito apreensiva por não saber o que significa, pois tenho vários batons que ficaram preto com o teste.
Por favor diga-nos algo, pois muitas de nos ainda estamos com medo e nem todas tem acesso a esse site onde podemos esclarecer certas duvidas.
Obrigada!!

Eu só ficaria tranquila se as empresas em questão (Avon, etc) publicassem nota esclarecendo e desmentindo a presença do chumbo nos batons.
Malu

Ola Fabiana Lucci,

Bom, aqui em Africa (Mocambique) tambem recebemos esse e-mail .Meu nome e Tereza Souza e eu sou usuaria dos produtos de beleza Avon a mais de vinte anos. Fiquei super assustada quando fiz o teste e vi que ficou realmente preto, principalmente os batons. Gostaria de ter uma explicacao mais elaborada desse teste. Que produto quimico e esse que deixa cor preta quando esfregado a uma peca de ouro? Por favor diga-nos algo, pois muitas de nos ainda estamos com medo e nem todas tem acesso a esse site onde podemos esclarecer certas duvidas.
Antecipadamente muito obrigado.
Um abraco de Mocambique

Brio, ajudarei sempre no que puder aos interesses que estejam voltados para auxiliar indivíduos ou qualquer causa que possua o intuito de melhorar a vida e a situação deste planeta.
Porém preciso alerta-lo que devido aos compromissos de trabalho tenho pouquíssimo tempo livre.
Mas vamos em frente e conte comigo no que der.
Desde já um abraço.
Maria Elizabeth Ayoub.

Estou querendo localizá-la para convite a entrar em nossa ong para combater a desnutrição dos povos.
Acredito na sua afirmação dRa. e nem por isso, deixo de convidá-la. brio.
Favor manifestar-se, sobre o convite; para depois informá-la os detalhes desta ong.

Aos responsaveis por este site, gostaria muito de poder contar com a ajuda de voces desmentindo a autoria deste texto ( batom…) pois nao sei como, foi a mim atribuida. ate agora nao sei porque ou como isto foi divulgado, jamais escrevi tal artigo e, como foi dito, vem circulando ja faz tempo. Por favor me ajudem neste desmentido. Muitisimo grata, Maria Elizabeth Ayoub.

Olá,
Mas e quanto ao teste que a mensagem instrui a fazer? Eu fiz com uma das marcas que estão no e-mail e ficou preto e outra que não está e não ficou… como podemos argumentar isso?

Sou consultora de cosméticos e portanto, uma pessoa preocupada com o bem estar dos meus clientes. Meu marido recebeu a mensagem supra citada hoje, 07/11/07 (e eu já havia recebido há algum tempo atrás), o que me faz afirmar que a Mensagem dos batons contendo chumbo continua sendo enviada a várias pessoas.
Procurei pela Dra. Elizabeth no Conselho Federal de Medicina e achei apenas uma Dra. Elizabeth Ayoub Jorge, que consta como transferida para o RJ. No Conselho Regional de Madicina (do RJ), NÃO CONSTA nenhum registro ativo com esse nome ou com o CRM dela. Assim, existem algumas hipóteses:
1. Elas não São a mesma pessoa.
2. A médica não é brasileira
3. Ela não existe!
4. Ela mudou de profissão, saiu do Brasil, morreu, aposentou, está se promovendo pelo e-mail ou é chartalã mesmo!
Além disso, não tem currículo Lattes. Qual a passoa com nível superior,que possui ligação com pesquisa científica que não possui currículo Lattes? Essa é uma referência confiável e exigida por muitas faculdades renomadas… E nem a doutoranda Ana Isabela possui…
De uma busca na internet e confira!
Fabiana