Segurança

Balela da GOL – depoimento de quem caiu e se deu mal

Lembra da balela WebCompras GOL Linhas Aéreas, em que você recebe um email com confirmação de compra de passagem da GOL e um link para “pedir o estorno da compra caso a desconheça”? Pois é. Alguém que não lê o Balela.INFO foi vítima do golpe. Eis o depoimento que recebi por email:

Acabei de passar por uma experiência terrível, que gostaria de relatar para os amigos.  Realmente foi uma burrice minha, uma imbecilidade total, mas eu fiquei apavorado com a possibilidade de descontarem no cartão de crédito.  Recebi um e-mail da Gol (Transportes Aéreos), voegol, dizendo que o cartão de crédito já tinha autorizado o débito da minha passagem Florianópolis – Salvador, no valor de R$725,80.  “Caso desconheça esta compra clique aqui imediatamente para estorno”.  E o idiota aqui clicou.

Resultado:  instalaram um programa no meu computador que rouba todas as senhas bancárias, etc.  Invadiram minha conta corrente do Banco do Brasil, fizeram uma transferência de R$1.960,00, pagaram duas contas telefônicas e pagaram vários títulos.  Os títulos, eles (o Banco) estornaram, as contas telefônicas e a transferência ficaram de estornar, porque eu saí correndo para uma agência do BB e fiz uma carta denunciando o fato.

Avisem esposas, filhos, etc., para tomarem cuidado e não passarem o sufoco que eu passei.

Esses golpes proliferam por uma única razão: ingênuos e desatentos continuam caindo neles. Não seja a próxima vítima!

Desconfie de emails informando compras que você não fez. Duvide de mensagens que não trazem nenhuma indicação de terem sido enviadas só para você. Uma confirmação de compra legítima traria o nome do comprador, o CPF, o número do cartão de crédito, algum dado que personalizasse o email.

Não se esqueça de conferir o remetente e o endereço para onde o link aponta – se não pertencem à empresa em questão, é golpe!

E continue lendo o Balela.INFO, sua melhor fonte de informações contra pragas virtuais.