Segurança

Ameaça de processo por sindicato esconde trojan

A mensagem chega em tom ameaçador, assinada e com link para uma notícia verdadeira. Sua empresa sofrerá processo e terá que pagar R$ 125.000,00 (há versões com valores diferentes) em indenizações trabalhistas, caso não se chegue em um acordo.

Os empresários que recebem essa notícia tomam logo um susto e o instinto fala mais alto, apontando o mouse e clicando no link, que ao exibir uma notícia verdadeira do Diário do Nordeste, esconde um link destino para instalação de uma praga virtual, um trojan-horse chamado Trojan.Delphi.Downloader.Gen (há versões como Trojan-Downloader.Win32.Banload.bfn).

Observe o uso (ou tentativa de uso) de termos legais e palavras mais formais para ludibriar a vítima. Aqui também fizeram uso do pseudo-respaldo, citando uma pessoa, setor, empresa e um link de notícia, tentando fazer parecer verdadeiro o teor da mensagem. No entanto observa-se erros de português e incoerência.

Mensagem original

From: autonomia@multiltda.com.br
Sent: Tuesday, May 8, 2007 8:27 AM
Subject: Negociacao

Olá gostaria de deixar bem claro que estou entrando com uma ação contra sua empresa, doravante a situações ocorridas entre o mês 04/06 à 28/06.

Venho através dessa, tentar um novo e último acordo perante a vossa empresa subjacente de defensoria judicial.

Publiquei no jornal Diário do Nordeste a forma como nós do Sindicato fomos lezados em R$125.000,00 pela sua empresa, um prejuizo imenso.

Noticia vinculada dia (28/3/2007) no caderno de Policia do Jornal do Nordeste.

REAÇÃO (10/04/2007)

Sindicato entra com uma ação junto ao MP.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=404669 (link falso removido)

Podemos tirar a acusação contra sua empresa, e desmentir tais fatos nos jornais que veicularam tais notícias, mas queremos um acordo financeiro para tal ato.

Não queremos mais problemas só queremos que nossos direitos sejam respeitados e atendidos, e o retorno de nosso investimento.

sem mais,

Douglas de Castro Fanavige – FIEB – Diretoria de Sindicatos MP

Mensagem Original recebida em 8/05/2007

Amigos, graças a informações como a de vocês, muita gente deixa de cair nessas sacanagens virtuais. Recebi esse mesmo e-mail, mas não ia abrir porque não tenho nada a ver com o Diário do Nordeste, mas, mesmo assim, acho de profunda valia que vocês passem a informação prá frente.

Atcs.

Não bastam os impostos que, segundo as notícias do final de semana, nos fazem trabalhar 5 meses a cada ano para pagar impostos, temos hoje um cenário de concorrência absolutamente ultrajante para os profissionais experientes, que se dedicaram a especializações e investiram em conhecimento por tantos anos. Para tornar as coisas piores, a minha pequena empresa recebe pelo menos um destes emails descabidos por dia. Por mais que sejamos cuidadosos,sempre corremos o risco de termos que gastar muito dinheiro para nos livrarmos destes vírus. Por mais que pense, não consigo compreender porque alguém se ocuparia de uma barbaridade dessas. Isso sem falar na pior barbaridade de todas, os telefonemas de falso sequestro, uma agressão cruel e desumana.