Internet,  Negócios

A melhor arma contra a pilantragem é a informação

Infelizmente a pilantragem é tão presente em nossas vidas que já não nos assustamos ou indignamos com mais nenhuma forma de enganar o próximo em benefí­cio próprio. Ultimamente a forma que tem dado mais certo é uma fórmula velha, mas repaginada: pirâmide.

Rebatizada como “marketing multiní­vel” ou “marketing de rede” ou até mesmo “networking marketing“, a receita é a mesma: a pessoa é convencida de estar fazendo um negócio maravilhoso, desembolsa uma grana para entrar e depois descobre que a única forma de ter de volta o seu investimento é convencer outras pessoas de que se trata de ótima oportunidade, indicando-as para a armadilha e recebendo uma comissão sobre isso. De Javu? Sim, já vimos isso com produtos milagrosos de emagrecimento, potes de plástico e mais recentemente VoIP e sites de e-commerce.

Alguns golpes estão se alastrando tão rápido que já chamam a atenção da polí­cia, é o que diz essa reportagem no G1. A Polí­cia Civil de Ribeirão Preto (SP) está investigando um grupo que vem aplicando o golpe o comércio eletrônico em algumas cidades.

Como a quadrilha age

Você é convidado para presenciar uma apresentação num hotel de luxo, com um maravilhoso coffee-break, é recebido com aplausos (sério, um amigo meu foi num desses, mas felizmente não caiu) e apresentado ao “fabuloso” modelo de negócios.

Para participar você investe uma quantia de pouco mais de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) e é disponibilizada uma “página” na Internet para que você possa vender seus produtos. Caso você não os tenha, o grupo fornece os produtos para venda em sua página. Acontece que em pouco tempo você descobre que não está vendendo nada e não tem como sustentar mais o modelo. Dessa forma, se vê obrigado a indicar o “grande negócio” para outras pessoas, pois em cada indicação você leva uma comissão.

O ciclo irá se repetir ad infinitum, só beneficiando o tal “grupo”, que não vende absolutamente nada. Zero. Vapor. As únicas despesas são as apresentações (que não são tão grandes, pois o “convidado” paga um ingresso para entrar).

Fique esperto

Dinheiro não dá em árvore e oportunidades “milagrosas” e “fantásticas” demais não aparecem assim da noite para o dia, nem são alardeadas aos quatro ventos. Se alguém tivesse um sistema perfeito de fazer dinheiro, por que ele venderia isso tão barato? Por que o tal grupo não está hoje fazendo um imenso sucesso com comércio eletrônico? Você por acaso já ouviu uma declaração da Submarino ou da Amazon dizendo que utilizam o sistema / modelo proposto por esse grupo?

Qualquer oportunidade que pareça tentadora tem que ser, no mí­nimo, verificada í  fundo. Idoneidade, notí­cias na Internet falando dela, processos na justiça contra as pessoas envolvidas, etc. Nenhuma prevenção é demais quando se trata de investir o seu tempo ou dinheiro numa nova empreitada. E nunca, mas nunca mesmo, invista um dinheiro que você precise em uma iniciativa que você não tenha certezas e garantias de retorno.

Jogo ensina a não cair em armadilhas

Muitas mensagens enviadas por e-mail, comunidades online e até mesmo MSN, fazem parte de outro grande esquema de pilantragem do mundo atual: Phishing Scam. Uma técnica muito conhecida de enganar o usuário contando uma “mentira virtual” e fazendo-o rodar algum aplicativo, preencher algum cadastro, instalar algum programa. Essas atitudes o deixam vulneráveis a golpes, chantagens, roubo de senhas, desvio de dinheiro, sequestros, etc.

Uma equipe de cientistas da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, desenvolveu um jogo que ensina aos usuários como se protegerem dessas mensagens. De acordo com eles, é muito mais eficaz treinar os usuários dessa forma, que utilizando tutoriais e documentos.

Baixe aqui a versão em inglês, chamada Anti-Phishing Phill e a versão em português (de Portugal) com o singelo nome de Anti-Phishing Zé, respectivamente, um peixe (phishing é uma corruptela do inglês “pescar”) e um sapo (bem, portugueses adoram sapos).

Mantenha-se informado

O site Balela.info trás dicas e informações importantes acerca dessas mensagens. Se você prefere ler, ao invés de jogar, esse é o lugar.

[BL:Livros]Prevenção a Golpes, Como evitar fraudes, Manual de Fraudes[/BL]

[tags]Golpe, Internet, Scam, Pirâmide, Marketing de Rede, Armadilha[/tags]

Subscribe
Notify of
guest
13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments