Eu tenho um HD IDE de 200 GB encostado desde que me livrei de meu último computador desktop. Era um PC rodando bem um Windows XP. Por falta de tempo, preguiça, vergonha na cara e (o principal motivo) nunca ter precisado de nenhum arquivo que estava no backup, não havia ainda comprado um case externo para ligar o HD no notebook.
Como ganhei um do Komel (valeu, Mafa!), resolvi ligar e testar se ele ainda estava funcionando, depois de tanto tempo guardado (muito bem guardado, com plástico bolha e tudo). Meu primeiro teste foi ligá-lo no MacBook, pois o único cabo disponível era Firewire e os PCs aqui de casa não possuem essa interface. Liguei, funcionou, belezinha! It’s alive! 🙂
A primeira coisa que tentei fazer foi renomear o HD, opção que não estava disponível. Imagem abaixo do Disk Utility.
Ao investigar, descobri que o danado estava em modo read-only e comecei a minha caça no Google pelo problema encontrado (query: mac os firewire ntfs read-only). Os primeiros resultados, sites de suporte ao Mac e etc, davam conta de que o Mac não conseguia escrever no NTFS (sistema nativo do XP, além do NT) e que a única maneira seria simplesmente plugar num Windows, fazer um backup, formatar o HD como FAT32 (eca) e daí o equipamento estava pronto para ser lido tanto em um Mac quanto em um PC.
Ah tá, eu não aceito as primeiras sugestões que me dão, portanto, mudei minha query de busca para a solução que eu queria (query: mac os ntfs read-write). BINGO!
Como usar um HD NTFS tanto no Windows quanto no MAC OS
1. Baixe e instale o MacFUSE
2. Baixe e instale o módulo NTFS do MacFUSE
3. Reinicie o Mac (queria usar uma solução Windows sem reiniciar?)
4. Plugue e use o seu HD NTFS normalmente
Qual a lição aprendida, turma?
Ao fazer uma busca, nunca foque no problema, mas na solução!
DISCLAIMER: use a solução acima por sua conta e risco. Comigo funcionou, mas não quer dizer que vá funcionar com você necessariamente. It’s up to you, guy!
Thanks to Leon Ho’s how-to @ LifeHack