Durante a batalha entre Grécia e Tróia, a estratégia montada pelos gregos para derrotar seus inimigos foi surpreendê-los durante o sono. Para isso, construíram um imenso cavalo de madeira como se fosse um presente de paz aos oponentes. O cavalo, que estava recheado de soldados gregos, foi levado para dentro da fortaleza de Tróia. Durante a noite, enquanto todos dormiam, os soldados gregos atacaram e abriram as portas de Tróia para a invasão dos gregos, que venceram a batalha (Ref.: Guerra de Tróia). Dessa lenda é que vem o termo “presente de grego” e ela também explica o nome “Trojan Horse” (cavalo de Tróia).
Os trojans são programas maléficos enviados por usuários maldosos, muitas vezes criminosos virtuais, que abrem brechas de acesso em seu computador para a invasão do inimigo. Existem diversos tipos de trojans, embora o mais conhecido aqui no Brasil seja o Banker. Os Bankers esperam por conexões em serviços bancários (Internet Bankings) para roubar as senhas dos usuários.
“Mas como isso foi parar no meu computador”, você pode se perguntar. Muito fácil. Você recebe um e-mail, um scrap, uma mensagem no MSN ou algo parecido, com um arquivo anexo ou um link para um arquivo. Esse é o primeiro passo. Os e-mails normalmente apelam para a curiosidade ou ingenuidade do usuário, oferecem algum vídeo para download, ou alertam para fotos suas reveladoras na Internet, até mesmo uma atualização de segurança(!) do seu sistema operacional. O pior é que o remetente da mensagem quase nunca sabe que a enviou – são mensagens automáticas, criadas pelo próprio trojan. O segundo passo é você clicar e pedir para executar o arquivo. Pronto! Você pode já estar infectado, igualzinho ao seu amigo que te enviou primeiro.
Há um jeito de evitar? Vários! Três dicas iniciais podem ajudar a deixar sua navegação muito mais segura:
1. Por favor, use um software anti-virus em seu computador e mantenha-o atualizado (atualize-o pelo menos 1 vez por semana). Existem diversos programas gratuitos disponíveis e quase todos os fabricantes possuem versões de teste, para você experimentar o que se adequa melhor ao seu computador e a você;
2. Não baixe, não clique, não instale, não execute NENHUM arquivo que pessoas te enviam por e-mail, MSN, Redes Sociais ou qualquer outro meio. SEMPRE confirme se alguém te enviou realmente algum link ou arquivo, do que se trata e se a pessoa rodou um anti-virus no arquivo antes de enviá-lo. Se tiver mesmo que baixar o arquivo, faça seu anti-virus verificá-lo antes de executar;
3. Lembre-se muito bem das duas dicas acima 🙂
* Foto de réplica do Cavalo de Tróia em Las Vegas, clicada por Zesmerelda e licenciada sob a Creative Commons