Hoje o GMail, serviço de e-mails do Google, gratuito e com enorme capacidade de armazenamento e além disso, personalizável com seu domínio, caiu. Não pra todo mundo, mas muita gente estava gritando no Twitter e lamentando a ausência do serviço que quebrou o paradigma de organização de e-mails como conversações.
Ok, caiu, mas isso é motivo pra tanto alarde? Você utiliza o GMail profissionalmente? Sim? Tá doido?
O Google, apesar de ser uma mega empresa, presente fisicamente em muitos países e virtualmente em quase todos (se não todos), ainda presta um serviço gratuito, web based e sem garantias. É, leu direito, o serviço que você usa profissionalmente é provido sem garantia alguma, está lá nos Termos de Uso que ninguém lê, como a quase totalidade dos serviços gratuitos oferecidos na Internet.
É claro que tem toda uma empatia, as eternas versões beta para justificar a construção on demand, a gratuidade e etc., mas me diz um motivo pelo qual você confiaria seus dados pessoais, profissionais ou corporativos a um serviço prestado sem garantias? Você por acaso aceitaria que uma empresa instalasse um alarme anti-roubo em sua casa “grátis, mas sem garantias“? Cursaria uma universidade nesses moldes? Uma babá pra cuidar de seu filho, que tal?
Dica? Se precisar colocar dados importantes (não aconselho), tenha sempre um backup local.