Depois que a turma do EmConta anunciou a união com o iVox, dando origem í Zura!, os seus principais concorrentes – JáCotei e Buscapé – têm que correr muito com seus planos e não perder terreno. O Buscapé já deu o primeiro passo, mas ainda apresenta problemas, provavelmente por conta da pressa.
O Buscapé/Bondfaro anunciou há mais de uma semana o lançamento de seu novo modelo de parcerias – que acabou saindo mesmo no dia 16/07 – além de ter comprado o e-bit. É o fim dos cliques de baixa qualidade e em breve o fim do faturamento de muita gente. No novo modelo de contabilização da parceria, o Buscapé considera apenas os cliques nas lojas – exatamente como os seus concorrentes faziam.
Mas existe na blogosfera um certo sentimento de traição ou engodo por parte de algumas atitudes e “problemas” do Buscapé. Quem é afiliado sabe que problemas na contagem dos cliques são cíclicos e com espaço curto – quase toda semana temos problemas no sistema. Agora, a revolta é por conta de uma série de acontecimentos. Acompanhe:
- O Buscapé lança seu programa aberto, oferecendo pagamento pelo segundo clique de navegação, aceitando inclusive os links indexados pelo Google. Com isso ganha milhares de afiliados e milhões de links apontando para seu site – O PageRank do Google e o consequente posicionamento nos resultados de busca são influenciados bastante por esses links.
- Após ter um alcance enorme, o Buscapé corta a indexação dos links parceiros pelo Google e outros sites de busca. Semanas depois de ter praticamente acusado seus parceiros de desonestos (não disseram isso, apenas deram entender dizendo que havia parceiros desonestos burlando o sistema), aumentaram o valor do tal segundo clique sob forma de promoção para tentar manter os afiliados. É bom lembrar que no período vários erros foram encontrados e e-mails de suporte não eram respondidos (eu mesmo tive 2 e-mails enviados que não obtive resposta).
- Como o modelo de pagar pelo segundo clique não é sustentável (todo mundo sabia disso, inclusive eles), remodelaram o sistema criando 2 modalidades: Clique Buscapé (um clique numa loja vindo de um banner ou busca pelo site afiliado) e Clique Loja (clique num produto de vitrine no site afiliado), custando 25 e 13 centavos respectivamente. Obviamente, muita gente já está reclamando com a queda dos rendimentos (era de se esperar, já que o clique pago agora é na loja).
- Nos meus testes já descobri um problema gravíssimo. Se você, assim como eu, tem uma alta taxa de visitantes utilizando o Firefox, vai perder dinheiro com o banner vitrine (o tal clique direto na loja, que pagaria o primeiro clique).
Simplesmente o clique não funciona, causando um erro de JavaScript semelhante a esse: “uncaught exception: Permissão negada para ler a propriedade Window.bplf3” (variando o último caractere de acordo com a posição do produto na vitrine). Buscapé, Buscapé … lançando um produto com problemas aos seus afiliados? Novidade…[UPDATE] Se você remover o “BR” do país de exibição, para ampliar seu foco de anúncios (afinal, existem brasileiros espalhados em todo o mundo), um erro em JavaScript (riscado acima) impede o funcionamento do clique no produto da vitrine.
Parabenizo o esforço empresarial de vocês, buscando possibilidades de aumentar a fatia de mercado que possuem, mas tecnicamente vocês precisam melhorar. Desse jeito vai ficar difícil reconquistar os parceiros que perdeu.
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