Internet

12 anos de Internet no Brasil. 10 anos de blogs no mundo

Bolo aniversárioEm 1 de abril de 1997 foi ao ar o primeiro blog do mundo. Dois anos antes, a Internet comercial no Brasil foi liberada. Lá se vão 12 anos de estrada. É compreensí­vel que os blogs lá fora estejam muito mais avançados que a nossa brazucosfera. Enquanto nós engatinhávamos nos primeiros “hello word” o pessoal já utilizava a rede para publicar artigos pessoais com ordem cronológica. Mas nesses 12 anos, o que rolou na Internet desde a criação da rede verde e amarela?

  • 1996 – Lançados os dois maiores portais da Internet brazuca: UOL e ZAZ (atual Terra). Conhecemos o ICQ. IE3 é embutido no Windows 95 OSR2. Netscape domina Internet.
  • 1997 – Surge o Linux Conectiva baseado na Red Hat.
  • 1998 – Com 1 milhão de usuários, já declaramos imposto de renda pela Internet, começam os investimentos de risco e os primeiros serviços gratuitos (Zipmail). Surge a Google. Windows 98 é lançado, com IE4. Apple lança o iMac.
  • 1999 – A bola da vez é o Napster, começa-se a ouvir falar em Inclusão Digital. Windows 98 SE (versão melhorada) com IE5. Começa o compartilhamento de rede. Apple lança o iBook. Yahoo compra GeoCities e eGroups. Surge o MercadoLivre.
  • 2000 – MP3 está no auge, lançado o primeiro provedor grátis (o iG) e a bolha estoura. Surge o Paypal.
  • 2001 – Blogs são destaque com cobertura ao ataque terrorista í s Torres Gêmeas. Campanha agressiva do MSN Messenger. Surge o iPod e revoluciona o mercado de música digital. Mac OS X baseado em freeBSD é lançado. MercadoLivre se associa ao eBay e compra o iBazar.
  • 2002 – Iní­cio do Wi-Fi e primeiras ocorrências dos miguxos pré-históricos com seus fotologs e sites de relacionamento, aliado ao MSN. eBay compra o Paypal.
  • 2003 – Surge o Firefox (quando o IE domina o mercado) e o MP3 vira motivo de caça í s bruxas nos EUA. MSN domina o mercado de messengers.
  • 2004 – 30 milhões de internautas no Brasil, lí­der no Orkut (que recorde!). Surge o Flickr. MercadoLivre lança o MercadoPago, uma versão interna do Paypal.
  • 2005 – Surge o Youtube. Yahoo compra o Flickr. Surge o Ubuntu Linux. Orkut fala português. Yahoo compra o Del.icio.us. MercadoLivre compra o Arremate.com.
  • 2006 – Google compra Youtube. Surgem os Macs com processador Intel. Yahoo compra o WebJay.
  • 2007 – Google compra FeedBurner. Versões brasileiras são lançadas de grandes sites como YouTube e Flickr. Surge o iPhone e revoluciona novamente.

Você conhece algum fato marcante para ser inserido em nossa cronologia? Manda nos comentários.


Este artigo está participando da maratona Blogando24h.
Comente. Você pode ganhar uma camiseta!

[tags]Blogando24h, Internet, Aniversário, Blogs, Cronologia[/tags]

Daniel, obrigado pela preferência 😉

Eu citei o 95 e 98 por terem sido dois grandes impactos na interação humano-máquina. O Win 3.11 já teve um grande impacto, talvez maior que todos eles juntos ;-), mas foi lançado antes dos anos listados.

Abraço e obrigado pela participação

Boa lembrança, Bruno.

De 97 a 2001 eu acessei muito isso, fui OP de canal grande e batia ponto nos ircontros todo final de semana. Eita época boa.

Abraço e obrigado pela participação

Concordo com o Bruno. O IRC foi bem importante nessa história aí­.

E como você citou o lançamento do Windows 95 e do Windows 98, poderia ter citado também o lançamento do Windows XP e do Windows Vista. 🙂

Parabéns pelo Blog! Tenho o feed assinadinho e leio sempre. 🙂